‘A Herdade’ já chegou aos cinemas portugueses

Depois dos festivais de Veneza e de Toronto, o filme A Herdade, de Tiago Guedes, com Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, estreia-se finalmente em Portugal, chegando esta quinta-feira, 19 de setembro, a 70 salas nacionais.

Ficcionando a história de uma família portuguesa ao longo do século XX, entre a ditadura e a democracia, o filme é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares (EUA), estando também indicado para os Prémios Goya (Espanha).

Produzido por Paulo Branco, e com argumento do escritor Rui Cardoso Martins, A Herdade chega aos cinemas portugueses depois de ter tido estreia mundial em agosto, no Festival de Veneza, onde esteve integrado na competição oficial e foi distinguido pela crítica independente, com o prémio Bisato d’Oro, tendo sido exibido depois no festival de cinema de Toronto.

Antes da estreia mundial em Veneza, onde a equipa do filme marcou presença, o Delas.pt falou com a atriz Sandra Faleiro, que interpreta Leonor, mulher de João (Albano Jerónimo) e cuja prestação não passou despercebida ao júri do festival italiano que inclui a sua interpretação no lote das melhores do ano, juntamente com várias atrizes internacionais, como Meryl Streep ou Scarlett Johansson.

Em entrevista ao Delas.pt, Sandra Faleiro descreveu a participação em ‘A Herdade’ como um “daqueles processos especiais que são transformadores e quando isso acontece é incrível, faz com que a nossa vida profissional faça outra vez sentido”. “É como se fosse uma lufada de ar fresco!”

A sua personagem, Leonor, era, inicialmente, “só uma figura espectral no argumento”, começa por explicar a atriz, revelando que na rodagem do filme ela ganhou outra dimensão, mais real e menos previsível. “O Tiago Guedes sempre teve a preocupação que ela não fosse só um cliché da mulher submissa e então tivemos ali toda uma procura de lhe dar profundidade, pontos de vista e ambiguidade”, explica Sandra Faleiro.

Muitas das características das personagens e a revelação da própria história – referida em muitas críticas ao filme -, são feitas através dos silêncios, do “que não se diz”, do “que se pressente, que se vai acumulando e que depois rebenta de alguma maneira”, refere a atriz.

É isso também que lhe dá um cunho tão português, considera Victoria Guerra, que interpreta, Catarina, a irmã da personagem de Sandra Faleiro. No filme A Herdade “entra muito essa coisa portuguesa que são os silêncios nas famílias, os segredos que elas guardam, que se vão mantendo e que depois têm impacto futuro, através dos filhos. Sinto que é um filme muito português nesse sentido”.

Veja o trailer do filme A Herdade no vídeo abaixo:

 

 

Festival de Cinema de Veneza: Atores portugueses brilham na passadeira vermelha

 

 

Versão televisiva de ‘A Herdade’ comprada pelo canal Arte e exibida pela RTP