Higiene íntima: tem mesmo que ser diária?

Antes de prosseguir na leitura, tem mesmo de saber isto: higiene íntima em demasia pode trazer sérios problemas à saúde do órgão sexual. Mas nada como ouvir especialistas sobre a matéria.

“O ideal é lavar duas vezes por dia”, começa por explicar Maria do Céu Santo. A ginecologista e obstetra acrescenta, no entanto, que esta zona “consegue muito bem lavar-se a ela própria”, saiba porquê.

Este “canal quente, escuro e húmido”, como refere a médica, “tem uma flora única capaz de manter o PH normal, impedindo que fungos e bactérias oportunistas se proliferem”. Quanto a uma lavagem independente, explica que “o corrimento, expulsado de dentro para fora, é o duche da vagina” e por isso não precisa de água e sabão a toda a hora.

Durante a menstruação é normal que haja um maior desconforto e, nessa altura, “pode lavar-se mais vezes, sem qualquer problema inerente”, clarifica a especialista. Ainda assim, sublinha que “há mulheres que utilizam apenas água, sem sabonete, porque esta substância seca a pele, tal como acontece na cara”.

É preciso ter cuidado com os produtos de limpeza, pois nem sempre são os mais indicados e podem ir ao desencontro de um normal funcionamento do órgão genital. A ginecologista recomenda o uso de “produtos neutros para que o PH normal do órgão genital não seja modificado”.

Como se deve lavar?

Para além de tudo o que já foi dito sobre regras de higienização na zona feminina, Maria do Céu Santo vinca a importância de uma limpeza de frente para trás. Isto porque a uretra, no caso das mulheres, está muito perto do ânus, que é “um canal potenciador de bactérias e difícil de limpar a 100% por causa das fissuras”.

O duche é considerado a melhor forma de eliminar germes, não só do corpo, em geral, mas especificamente para o canal da vulva, “em que a água vai passando pela zona pélvica, de preferência a uma temperatura amena”.

Sintomas de que algo não está bem

Quando os problemas começam a surgir não devem ser ignorados e merecem a devida atenção. “Infeções, secura vaginal e fissuras na zona dos lábios” são alguns dos sintomas realçados pela especialista, que podem ser sinal de uma higiene desequilibrada.

Monólogos da vagina? Agora escusa de falar sozinha

Vem aí um workshop de ginástica para a vagina