A história inspiradora da modelo que deixou de lutar contra o corpo

A ditadura da imagem pode ser terrível. É-o, seguramente, para as mulheres que vivem dela. O caso da norte-americana Liza Golden-Bhojwani não foi exceção, até que a própria decidiu colocar-lhe um ponto final. Agora, é no Instagram que conta, através de imagens, como começou a gostar de si apenas a partir do momento em que engordou.

Estreou-se como modelo aos 17 anos. Diz que desde cedo dava ao seu corpo apenas 500 calorias diárias, para que ele se mantivesse dentro dos padrões aceitáveis pelas maiores casas de moda. “Estava exatamente como tinha de estar”, diz, e “conseguia desfiles maravilhosos”. Um dia, enquanto estava no seu apartamento a preparar uma refeição baixa em calorias – “20 peças de queijo edam” – desmaiou.

Decidiu nesse instante abandonar as dietas. Tornar-se-ia uma mulher fisicamente mais forte, mas também mais feliz.

“Deixei de lutar contra o meu corpo”, junto a duas imagens partilhadas no seu Instagram: Uma primeira em que se mostra quando se iniciou no mundo da moda e a outra nos dias que correm. É uma das mais comentadas do seu perfil, com os seguidores a elogiarem o facto de Golden-Bhojwani ser agora uma mulher satisfeita com o seu visual e uma inspiração para as jovens que ultrapassam todas as barreiras e colocam a sua saúde em risco em nome das passerelles.