A história inspiradora da manicure preferida das influencers portuguesas

Carolina Patrício é uma das técnicas de unhas mais requisitadas de Lisboa, sendo a responsável pelas mãos sempre impecáveis de várias influenciadoras. O seu perfeccionismo é impressionante, mas não é só isso que as faz voltar. Carolina é uma mulher inspiradora, com uma aparente limitação que nunca a impediu de seguir em frente.

“Quando tinha um ano e meio, estive muito doente de uma virose grave (kawasaki), foi nessa altura que perdi a audição. Como os meus pais também são surdos, também eu era mais propensa a esse problema”, conta ao Delas.pt.

Carolina Patrício, 29 anos.

Este mês, Carolina abriu o seu próprio ateliê de unhas, e a lista de clientes não para de crescer, contando com as influenciadoras Carlota Sardinha e Driziinha, e com as vagas todas ocupadas até ao Natal. O segredo do seu sucesso é “o perfeccionismo, que dá uma grande confiança as clientes. Convidei duas bloggers a experimentarem a imersão em pó e a partir daí, a carteira de clientes aumentou muito”, explica.

Apesar da surdez, a manicure preferida das influenciadoras garante que “nunca teve dificuldade em encontrar trabalho”, tendo trabalhado na Fnac, na Despomar e como fotógrafa antes de fazer a formação de técnica de unhas que iria mudar para sempre o seu percurso. Carolina usa aparelho e já consegue expressar-se um pouco através da fala, além disso lê nos lábios. Mas é no Instagram que mais gosta de comunicar, é lá que publica as fotografias das mãos das suas cliente, e é também através do chat que vai gerindo a sua agenda.

No entanto, Carolina reconhece que os surdos enfrentam vários obstáculos. “Existe muita falta de informação e acessibilidade no mundo dos ouvintes, são eles que criam as barreiras para as pessoas surdas. Por exemplo: não existem legendas na TV portuguesa e a língua gestual não é uma disciplina nas escolas. As pessoas surdas têm de fazer um grande esforço para fazer uma leitura labial, porque a maioria das pessoas não gesticula nem fala pausadamente para melhor entendimento e comunicação. É por isso que a língua gestual é muito importante, é a nossa bela língua materna, onde só gesticulamos sem dificuldade nenhuma, enquanto a fala (voz) nos obriga a tantos anos de prática com a terapia de fala para podermos comunicar com ouvintes (como não conseguimos ouvir, não conseguimos distinguir os nossos erros da fala)”.

Conheça melhor o espaço de onde Carolina Patrício, que fica em Campo de Ourique, na galeria acima.

De Shawn Mendes a Carolina Deslandes, dupla portuguesa cria videoclipes em língua gestual