A Igualdade de Género no Técnico

É hoje comummente aceite que a igualdade de género é um fator extremamente importante para a construção da sociedade em geral. Sabemos que a qualidade e a excelência dependem fortemente de uma política de inclusão, em que a seleção pela qualidade deverá ser independente de sexo, etnia ou religião.

A própria Organização das Nações Unidas (ONU) considera a igualdade de género como um dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este debate atual e importante tem um impacto significativo na comunidade do Instituto Superior Técnico, onde existe ainda uma polarização significativa de género.

Neste contexto, o Instituto Superior Técnico desenvolve hoje um conjunto de programas e iniciativas envolvendo toda a Escola, para promover a inclusão em geral, e a cultura da igualdade de género em particular.

A situação atual

Fundado a 23 de Maio de 1911, o Instituto Superior Técnico tem atualmente mais de 11.000 alunos, cerca de 1.000 docentes e investigadores e cerca de 550 técnicos e administrativos.

A distribuição por género dos alunos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento do Instituto Superior Técnico mostra uma clara prevalência de alunos em relação às alunas, embora desde 2011 o número de alunas tenha vindo a aumentar.


Comprovando assim o estereótipo da sociedade de que há áreas de homens e áreas de mulheres, a distribuição actual dos alunos do Instituto Superior Técnico mostra uma esmagadora maioria de alunos nos cursos de Engª. Electrónica, de Engª. Eletrotécnica e de Computadores, de Engª. Informática e de Computadores, de Engª. Mecânica e de Engª. de Telecomunicações e Informática. Por oposição, os cursos de Engª. Ambiente, de Arquitectura, de Engª. Biológica, de Engª. Geológica e de Minas e de Engª. e Gestão Industrial apresentam uma maioria de alunas.

Ensino e investigação

A evolução da proporção de mulheres e homens numa carreira de docência e de investigação do Técnico (que inclui as atividades de docência, investigação, divulgação e gestão) mostra claramente que a representação feminina na carreira académica sofre uma redução significativa com a progressão da mesma.

Esta tendência do Técnico segue a média europeia nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na nomenclatura inglesa), dados do estudo She Figures 2015 realizado pela EU.

Proporção de mulheres e homens numa carreira docente e de investigação, e de alunos do Técnico de 2013 e 2016, e a comparação com a média da União Europeia de STEM em 2013 Lic – Licenciatura, MI – Mestrado Integrado, MSc – Mestrado Bolonha, PhD – Doutoramento, PAX – Professor Auxiliar, PAS – Professor Associado, PCA – Professor Catedrático, IA – Investigador Auxiliar, IP – Investigador Principal, IC – Investigador Coordenador

Carreira Técnica e Administrativa

Apesar da diversidade na carreira técnica e administrativa do Instituto Superior Técnico (representada pela presença de administrativos, psicólogos, designers, jornalistas, relações públicas, entre outros), existe ainda uma clara desigualdade de género entre os diferentes graus desta carreira. Verifica-se uma clara maioria de mulheres nas três primeiras categorias (graus B, C e D).

Órgãos de gestão

Os órgãos de gestão do Instituto Superior Técnico são formados por docentes, investigadores, técnicos e administrativos, alunos e personalidades não vinculadas à Escola. A sua distribuição por género mantém o padrão de maioria masculina presente nas carreiras docente e investigação e nos estudantes inscritos.

A diversidade é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, pela relevância do respeito e compreensão que devemos ter pela diferença. É neste contexto que a estratégia do Instituto Superior Técnico de promover atividades que fomentem o equilíbrio de género se revelam da maior importância para um ensino mais inclusivo e uma sociedade mais sustentável.