A liberdade debaixo das sombras de Valentino

Dizem que o melhor está guardado para o fim, e apesar de a Semana de Moda de Paris ainda não ter terminado, nem podermos tão pouco afirmar que este foi o melhor desfile, há que reconhecer-lhe o estatuto de lufada de ar fresco. A liberdade nas formas, no estilo e na individualidade foi a grande estrela do desfile da coleção de primavera / verão 2019 de Valentino, apresentado este domingo, 30 de setembro.

O desfile não teve uma grande produção, nem um cenário arrebatador, mas uma passerelle branca foi o suficiente para deixar as criações de Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca, falarem por si. Segundo o designer, esta coleção é sobre a liberdade de cada um mostrar-se como é, seja na cidade ou em qualquer outro lugar do seu quotidiano. Piccioli inspirou-se em locais paradisíacos para onde os artistas costumavam fugir no passado, lugares onde sabiam que podiam expressar a sua verdadeira identidade.

O preto abriu as honras e dominou uma grande parte da coleção, numa variedade grande de cortes e materiais, que abrangeu desde o algodão, às rendas, pele ou tule. Também houve espaço para algumas peças em branco, para coordenados que misturavam branco e preto, e para cores e padrões garridos. O vermelho abriu caminho para os tons de roxo, laranja e rosa, e para padrões inspirados na arte de Henri Matisse, pintor nascido em finais do século XIX, conhecido pelas suas pinturas expressionistas e pós-impressionistas, que juntavam uma multiplicidade de cores.

O corte das peças é uma das particularidades desta coleção: são fluidas e largas, e apesar de não delinearem as curvas das modelos, marcam as formas do corpo, nomeadamente a zona da cintura recorrendo a cintos ou costuras. Há algumas calças, mas a maior parte dos coordenados divide-se entre vestidos e saias, tanto em comprimentos mais curtos como compridos, e partes de cima mais largas. As mangas em balão são comuns a muitas das peças, assim como as extremidades apresentam penas.

View this post on Instagram

{Color is freed in personal, frenzied fantasies} @brittensink in #ValentinoSS19 by @pppiccioli.

A post shared by Valentino (@maisonvalentino) on

E já que falamos em penas, não podemos deixar de destacar os vários modelos de calçado rasos em diferentes cores, desde alpercatas a sandálias, todos com penas a condizer, e ideais para um dia na cidade ou uma caminhada numa ilha paradisíaca. Ainda dentro da temática dos acessórios, é inevitável destacar os chapéus de ráfia também com penas. De vários tamanhos e em tons de bege, este acessório faz lembrar as sombras que habitualmente se encontram na praia. Também os brincos não passaram despercebidos: argolas em dourado desfilaram na passerelle, bem como em formatos circulares, fazendo lembrar argolas abertas nas extremidades.

View this post on Instagram

{Strictness and eccentricity: extremes that converge, giving shape to the courage to be simply as one wants to be} @verena.kreiml on the catwalk of the #ValentinoSS19 show. @pppiccioli

A post shared by Valentino (@maisonvalentino) on

A maquilhagem foi maioritariamente natural, quase como se não estivesse presente, mas com exceções. Em alguns casos destacaram-se os olhos com sombras brilhantes e coloridas, e noutros os lábios, em tons vivos como o cor-de-rosa ou o vermelho. Os cabelos utilizaram-se sempre atrás da orelha e com pouco volume, e variaram entre o liso com alguns jeitos e as tranças embutidas.

Percorra a galeria para ver alguns dos coordenados apresentados no desfile da Valentino em Paris.

[Imagem de destaque: Instagram]

Com estes modelos da Moschino correr vai ser ainda mais divertido

Moda e dança partilham passerelle no desfile da Dior em Paris