A maioria das pessoas baseia a primeira impressão no sorriso

lifestyle sorriso pessoas primeira impressão estudo norte-americano mulher homem
[Fotografia: Unsplash/Lesly Juarez]

Ouve-se dizer muitas vezes que a primeira impressão não se repete. De acordo com um estudo, a maioria das pessoas olha mesmo para o sorriso num primeiro impacto.

A One Poll levou a cabo um estudo, envolvendo 2000 inquiridos, nos Estados Unidos, em que conseguiu perceber que 76% reparam no seu sorriso numa primeira impressão. Mais do que a roupa (56%) ou perfil nas redes sociais (27%).

Resultados desta pesquisa também mostram que a presença das pessoas nas redes sociais também afeta, e muito, a primeira impressão. 52% diz que se sente influenciado pela estética das fotografias e vídeos, 49% pela gramática e 48% pelo tipo de conteúdo.

Mais de dois terços têm uma imagem favorita nas plataformas por terem ficado bem na captação (71%) e não pela edição da imagem (51%).

Apesar do estudo demonstrar a importância do sorriso, há quem prefira não sorrir para as fotografias: 46% deixa-se fotografar com uma cara fechada, outros cobrem a boca ou fazem expressões de surpresa (ambas com 46%).

As mulheres preferem fotografias de rosto enquanto os homens escolhem na maioria dos casos fotografias acima da cintura. A plataforma em que os inquiridos se sentem mais pressionados para mostrar o sorriso é o Facebook (53%).