A marca de acessórios que a vai proteger em todas as viagens

Vanda Matuskova é a eslovaca que se apaixonou por Portugal e criou uma marca 100% nacional. A Stay Blest foi lançada este ano com uma coleção de 35 medalhas com a imagem de São Cristóvão e que pretendem ser um amuleto de boa sorte e proteção para todos os viajantes.

Estes talismãs têm diversas cores, cada uma inspirada em cidades distintas e estão disponíveis em três tamanhos diferentes. Falámos com a fundadora da Stay Blest para saber mais sobre esta marca.

Como é que descobriu o São Cristóvão?

Em 2016, mudámo-nos da Eslováquia para Portugal. Quando chegámos a Lisboa, a estátua em frente ao edifício do aeroporto chamou-me a atenção. Era a figura de um homem a segurar uma criança numa mão e com outros elementos na outra. Por baixo da estátua estava a inscrição “São Cristóvão”. Mais tarde, nesse dia, descobri que era o santo protetor dos viajantes. Intrigada fui ler as histórias que existiam sobre ele. Para mim, ele é o protetor de todas as pessoas, porque todos somos viajantes diariamente, nem que seja só para ir trabalhar. Foi assim que começou a ideia de criar uma joalharia de proteção começou a formar-se na minha imaginação.

Porque é que os talismãs são tão importantes para tantas pessoas?

Toda a gente acredita em alguma coisa. É muito bonito quando temos algo em que acreditamos. Hoje em dia, a vida é muito rápida e os valores verdadeiros acabam por desaparecer na vida. Felicidade, entendimento, amor, confiança, honestidade, segurança são aspetos que as pessoas procuram e, quando podem usar algo que fortalece a sua alma de alguma maneira, é algo mágico.

A Stay Blessed tem uma forte ligação com o surf. Porquê?

Há uma história de São Cristóvão que relata que este santo carregou uma criança que não conhecia por um rio perigoso, tendo-se-lhe revelado como sendo Cristo. É por isso que sempre tive a vontade de relacionar a marca com a água. Além disso, Portugal é um país com muitos surfistas. Desenvolvi o design com a talentosa Mikina Dimunova, que percebeu perfeitamente as minhas ideias, e criei, com a copywriter Lili Weiss, uma bonita marca de talismãs com a figura de São Cristóvão, historicamente conhecido como protetor dos viajantes. Uma marca ideal para surfistas, mas também para todos os aventureiros.

O surf é novamente uma grande tendência, como é que explica este fenómeno?

O Surf sempre foi uma grande tendência e todos os anos há novas pessoas que se apaixonam por este desporto. Acho fantástico e é por isso que adoro Portugal. Tocar a água gelada cheia de espuma com a prancha de surf e sentir a liberdade… é uma sensação que quero transmitir com a Stay Blest.

Porque escolheu Portugal para viver?

Eu já tinha vindo a Portugal algumas vezes de férias e fiquei apaixonada por este país. Fiquei conquistada pelo bom tempo, mar, surf, comida fantástica e pessoas muito simpáticas. Fiz muitos amigos aqui num curto período de tempo.

Qual é o seu sítio preferido em Portugal?

A praia do Guincho, sem dúvida! Adora ir lá com a minha família. É um sítio muito bonito e poderoso para mim.

Porque é que a medalha que representa Lisboa é azul?

Tento encaixar as cores com as memórias que guardo de cada cidade onde fui. Lisboa é azul por causa dos azulejos, que são tipicamente azuis escuros e brancos, e que eu adoro encontrar nas paredes das casas, pequenos cafés e restaurantes.

 

Estas medalhas são feitas em materiais ecológicos, como é que garante que tal acontece e porque é tão importante que sejam feitas dessa forma?

Trabalhei durante quase dez anos em joalharia e, por isso, sei o que as pessoas precisam. Para mim, foi sempre muito importante, desde o início do processo, conseguir garantir um produto com muito qualidade a um preço acessível. Procurei fabricantes ao longo de 15 meses, em diversos países, fiz amostras do produto em vários produtores. Foi um processo muito complicado por causa do meu grau de exigência na qualidade e segurança para a saúde. Queria um produto banhado a prata, sem níquel, à prova de água e, claro, que fosse bonito. Finalmente, encontrei, em Portugal, um produtor que correspondeu a todos os requisitos e estou muito orgulhosa por a Stay Blest ser feita aqui.

A marca foi lançada este ano, vai procurar novos santos ou amuletos para as próximas coleções?

Sim. Estou a preparar a próxima coleção, que vai ser produzida em prata de lei e ouro (amarelo e rosa) e vão parecer elegantes moedas. Vai ser uma coleção para homens e mulheres que procuram um talismã de grande valor.

Sente-se realmente mais protegida com as medalhas Stay Blest?

Sim, sinto-me mais protegida e abençoada. E adoro poder oferecer às pessoas esse sentimento.