Quem é matemática de 98 anos que esteve nos Oscars?

89th Academy Awards - Oscars Awards Show
89th Academy Awards - Oscars Awards Show - Hollywood, California, U.S. - 26/02/17 - Taraji P. Henson , Octavia Spencer (R), Janelle Monae (L) and Katherine Johnson (in wheelchair) present for Best Documentary Feature. REUTERS/Lucy Nicholson - RTS10HCF

nson, física e cientista da Nasa, subiu ao palco do Teatro Dolby de cadeira de rodas e com um sorriso no rosto. Foi apelidada de “a verdadeira heroína” e esteve acompanhada por Janelle Monae, Taraji P. Hansen e Octavia Spencer, protagonistas do filme ‘Hidden Figures’, que conta a história de uma equipa de mulheres formada exclusivamente por afro-americanas, que ajudaram a agência espacial dos EUA no auge da corrida travada com a Rússia pela conquista do espaço.

https://www.youtube.com/watch?v=FGTQxx5GE5Q

“Nós as três tivemos o privilégio de estar num filme sobre Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que fizeram brilhantemente a nossa nação chegar até o espaço. Agora, por favor, deem as boas vindas a uma verdadeira heroína e membro da Nasa: Katherine Johnson”, disse Taraji P. Henson, que no filme interpretou Johnson. Vaughan e Jackson foram interpretadas por Octavia Spencer e Janelle Monáe, respetivamente.

Aos 98 anos, Katherine Johnson disse apenas “muito obrigada”, quando toda a audiência se levantou para aplaudir a mulher que durante décadas calculou as trajetórias, os lançamentos e os regressos de voos como os do Projeto Mercury, em 1969, o primeiro tripulado da organização e que testou as condições dos astronautas e do equipamento que foi depous usado nos projetos Gemini e Apollo (este último aquele que levou o Homem à Lua).

katherine_johnson_john_glenn
Johnson numa imagem dos arquivos da Nasa

Johnson, que no ano passado foi eleita pela britânica BBC uma das cem mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo, diz ter sempre mostrado talento para a matemática.

“Eu contava tudo. Contava os passos na rua, os passos até a igreja, o número de pratos que tinha lavado. Tudo o que pudesse ser contado, eu contava”

Aos 19 anos, um ano depois de se ter formado em matemática e língua francesa na Universidade de West Virginia, foi a primeira mulher negra a ser selecionada para integrar um curso de pós-graduação no mesmo instituto de ensino.

A trabal
A trabalhar na agência espacial dos EUA em 1966

Ingressou no Comité Consultivo Nacional de Aeronáutica, organismo que daria origem à Nasa (National Aeronautics and Space Administration), e em novembro de 2015 fi condecorada pelo então presidente dos EUA Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo exemplo pioneiro de mulheres afro-americanas que contribuíram para a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

U.S. President Barack Obama presents the Presidential Medal of Freedom to NASA mathematician Katherine G. Johnson during an event in the East Room of the White House in Washington November 24, 2015. Johnson is a pioneer in American space history. REUTERS/Carlos Barria - RTX1VP9Z
Barack Obama condecora a matemática

‘Hidden Figures’ estava nomeado em três categorias – Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Atriz Secundário (Octavia Spencer) -, mas não venceu nenhuma delas.