“A minha família está sempre em primeiro lugar”

Apresentação das 7 Maravilhas de Portugal, Aldeias
Coimbra , 07/02/2017 - Realizou-se esta tarde na aldeia de Piódão a Apresentação das 7 Maravilhas de Portugal, Aldeias. Catarina Furtado (Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)

Uma peça de teatro, os seus ‘Príncipes do Nada’, o Festival da Canção e o aniversário da RTP, as 7 Maravilhas e o ‘The Voice Portugal’. Este ano, os projetos de Catarina Furtado não lhe deixam tempo para gozar férias. “Nem vou ter férias”, disse a apresentadora em Piódão, à margem do lançamento das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, cujas galas conduzirá ao lado de José Carlos Malato.

“Não tenho sequer uma semana, mas sou feliz assim”, acrescentou a comunicadora. “O meu marido [o ator João Reis] foi convidado para fazer a peça ‘Macbeth’, de [William] Shakespeare, no Porto. Portanto, nessa altura, a minha semana passará pelo Porto. Eu sou feliz assim”, reforçou a atriz, que está em cena até 19 de março no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa com ‘Os Dias Realistas’, comédia negra que seguirá depois para o Porto.

Ao mesmo tempo, Catarina Furtado está a editar o programa da RTP1 ‘Príncipes do Nada’ e a preparar o Festival da Canção, que se realiza em março. Depois, chegam as galas das 7 Maravilhas, a partir de 9 de julho, e na reentré televisiva uma nova edição do ‘The Voice Portugal’, que se prolonga até ao final de 2017.

Coimbra , 07/02/2017 - Realizou-se esta tarde na aldeia de Piódão a Apresentação das 7 Maravilhas de Portugal, Aldeias. Catarina Furtado; José Carlos Malato (Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)
Catarina Furtado e José Carlos Malato

Em casa, garante a também embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População, está tudo “organizado”. “Um dos meus maiores talentos é a gestão do meu tempo”, brinca. “Tenho filhos ótimos e uma enteada fantástica – que está neste momento a fazer voluntariado com os refugiados na Grécia. Isto são sementes que vou semeando e que me deixam babada de orgulho”, acrescenta.

A apresentadora é mãe de Maria Beatriz e João Maria, de dez e nove anos, respetivamente. O marido João Reis é ainda pai de Maria Cifuentes e Francisco Seixas Reis, frutos de relacionamentos anteriores.

Catarina Furtado consegue ter ainda tempo para a sua associação, a Corações com Coroa, mas sublinha que, independentemente de todos os seus projetos, os filhos são e serão sempre a sua prioridade. “Eu sou [uma mãe] mesmo muito presente. Se houvesse algum sinal da parte deles [de sentirem a sua falta], pararia tudo. Pode não parecer, porque eu sou uma workaholic, mas a minha família está sempre em primeiro lugar. E eles sabem isso”.

“Quando me reformar e olhar para trás, quero dizer que não fui uma apresentadora de televisão, mas alguém que tentou construir uma sociedade mais generosa e solidária”

Pelo caminho, Catarina não põe de lado a hipótese de voltar à ficção televisiva numa das novas séries da estação pública. “Eu gostava. (…) Para mim é importante, para manter um pé na não realidade. Com os ‘Príncipes do Nada’, eu tenho muita realidade, por vezes demasiada, e é bom de vez em quando desligar um pouco e ficar num mundo paralelo. Além disso, eu sou isto tudo”, termina.