A moda cool que se vende no hipermercado

Com o objetivo de dar visibilidade aos jovens das comunidades dos países em que está presente, a Auchan decidiu desafiar alunos de escolas de moda de sete países a criarem coordenados para as próximas estações. Os resultados foram apresentados em conjunto com a coleção para a próxima estação num desfile em Paris, ao qual o Delas.pt teve oportunidade de assistir.

A data escolhida para o evento foi o dia 6 de setembro, num armazém industrial na capital francesa. Passavam alguns minutos das seis da tarde, hora local, quando os modelos invadiram a passerelle para nos dar a conhecer algumas peças da coleção de outono / inverno da Inextenso, marca de moda e acessórios da Auchan. A marca optou por cingir esta apresentação às coleções de homem e mulher, ficando de fora a coleção de criança.

Com um estilo inspirado no urbanismo e no quotidiano da cidade, esta não é uma coleção escrava das últimas tendências, mas é composta por peças-chave, práticas e maioritariamente casuais, que fazem todo o sentido num guarda-roupa menos formal. As propostas incluem várias peças em ganga, peças coloridas e peças com padrões florais em tonalidades discretas, características desta estação. A cor sobressai sobretudo nos acessórios, com destaque para os cachecóis, em tonalidades vivas como o amarelo ou o vermelho.

A segunda parte deste desfile, que iniciou com uma apresentação em vídeo sobre o desafio lançado aos alunos das escolas de moda, foi a que arrancou mais aplausos do público. As propostas a que assistimos foram inteiramente dedicadas ao desporto, e foram desenvolvidas por alunos de escolas de moda da França, Espanha, Itália e Polónia. Estas peças, que incluem opções para ambos os sexos, fazem parte da coleção de primavera / verão 2019, e poderá encontrá-las no Jumbo a partir de abril do próximo ano.

O grupo de alunos que venceram o concurso da Auchan.

Por sua vez, os alunos das escolas em Portugal, Hungria e Roménia receberam um desafio diferente: criar coordenados de festa para mulheres, que fossem práticos e versáteis para serem utilizados em ocasiões especiais. Estas peças foram criadas a pensar na época festiva dos próximos meses, e estarão disponíveis para venda já a partir de novembro. Ana Rita Novo-Milhazes, uma estudante com 18 anos da Escola de Moda do Porto, foi a vencedora do desafio no nosso país, e optou por criar um macacão preto cruzado nas costas, acompanhado por uma jaqueta com detalhes pintados à mão inspirado nas estrelas.

A jovem estudante contou ao Delas.pt como se desenvolveu o processo: “nós tínhamos uma espécie de moodboard já definido, mas era muito abrangente. O tema era escolhido por nós, consoante as imagens que nos tinham dado”. Ana Rita explicou ainda que a ideia de se inspirar nas constelações e no espaço foi a que mais a atraiu, e que o seu objetivo foi criar uma peça simultaneamente confortável e elegante. “Aquele macacão fica diferente se for combinado com uns ténis ou uns saltos, com ou sem o casaco. É uma peça que dá para um look mais casual ou mais formal”, rematou.

O processo de seleção dos vencedores em cada escola dividiu-se em várias etapas, e última etapa incluiu um júri nacional e uma votação nas redes sociais. No caso de Ana Rita, a sua proposta venceu com uma larga vantagem, embora nos tenha confessado que nunca pensou ser a grande vencedora. A criação de Ana Rita fez sucesso entre o público e entre os alunos dos outros países, e referenciada várias vezes como uma das peças preferidas no desfile.

Percorra a galeria acima para ver as criações de festa, disponíveis nas lojas Jumbo a partir de novembro deste ano, assim como os looks de desporto, que estarão à venda em abril de 2019.

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