A nova moda desportiva que nos faz ganhar altura

75448900_124867032313945_3268442427403327229_n(1)

Somos diariamente invadidos por novas modas provenientes das redes sociais, desde novas aplicações que ficam virais em todo o mundo, como o TikTok, passando por posições favoritas para fotografar ou mesmo novos meios de ignorar alguém no mundo virtual. A nova tendência do momento prende-se com a saúde e o desporto e promete dar-nos mais uns centímetros de altura.

Chama-se stretching e é uma espécie de mistura de posições de Ioga com pilates e que afirma melhorar a postura, aumentar a mobilidade, combater o stress, aliviar a tensão e ainda aliviar algumas dores musculares. Além do mais, ajuda-nos a ficar mais altas. O objetivo é fazer bons alongamentos.

O hashtag #stretching conta já com mais de quatro milhões das mais variadas publicações mas, ao que parece, há uma mulher que se destaca nesta nova modalidade – Samira Mustafaeva, ex desportista de ginasta rítmica e a empresária que desenvolveu este método de alongamento, dando aulas desta prática em Los Angeles.

https://www.instagram.com/p/B7i7h_Gg4UQ/

“Esta atividade aumenta a flexibilidade, amplia a mobilidade, contribui para melhorar a postura, tonifica a musculatura, diminui e previne as dores nas costas e, inclusivamente, reduz o stress“, explica à revista feminina S Moda a especialista. Além do mais, esta prática, assegura, “contribui para um melhor rendimento noutras atividades físicas e diminui o risco de lesões“, termina.

É benéfico para qualquer faixa etária e faz especial diferença para as pessoas que passam o dia todo sentadas em frente a um computador. Segundo afirma Samira Mustafaeva, tem existido cada vez mais adesão e interesse pelas suas aulas de stretching, o que mostra que a prática está cada vez mais a ser reconhecida pelas pessoas.

https://www.instagram.com/p/B5nZXkBBLf7/

Susana Gómez, fisioterapeuta e professora também da modalidade, afirma ao mesmo meio de comunicação que este desporto pode também ter fins mais terapêuticos, quase como uma sessão de fisioterapia. Esta prática desportiva pode, inclusive, melhorar a capacidade respiratória: “a respiração é o motor dos alongamentos”, assegura a profissional.

Chegando à parte que poderá interessar mais às mulheres baixinhas: sim, parece que a sensação de aumentar uns centímetros é verídica e comum a várias participantes do desporto. Basicamente, o que acontece é que melhoramos a nossa postura, sentimos a respiração mais fluida e sentimos os músculos mais libertos, o que nos ajuda a sentir maiores e mais direitas.

https://www.instagram.com/p/B6Dt6HnKL82/

No entanto, é ainda importante frisar que o objetivo deste desporto é relaxar e melhorar a elasticidade muscular, não ajudar a perder peso, afirma também à S Moda a fisioterapeuta Helena Olmo. É importante combinar este exercício com outros, consoante também o tipo de problemas que possa ter. Não evite falar com um profissional.