A nova realeza: este sábado nasce a dinastia ‘Vogue’

Tem 30 anos é filha de Anna Wintour, a temida editora-chefe da Vogue americana, e prepara-se para, este sábado, 7 de julho, subir ao altar com o filho da icónica e malograda editora da Vogue italiana, Franca Sozzani. Falamos da jornalista e produtora britânica Katherine Shaffer, a filha mais nova de Wintour, e do fotógrafo italiano Francesco Carrozzinni, de 35 anos.

Se os noivos vão ou não vestir Prada (numa alusão ao filme que retratava a editora-chefe da Vogue, e que vai ser agora um musical), já só faltam uns dias para descobrir. No entanto, é certo que a união desta descendência parece prometer um novo momento na história da moda: uma dinastia do luxo. Mas muito discreta.

A festa está a ser preparada ao detalhe e, segundo a imprensa, terá lugar na mansão da toda-poderosa Wintour, em Mastic, Long Island, Nova Iorque. Uma boda que vai seguramente reunir muitas figuras mediáticas: de atrizes a realizadores, mas não só. Uma lista de topo que está, até ao momento, trancada a sete chaves.

Para já, espera-se a presença de Oscar de la Renta (um dos amigos mais chegados de Wintour) e que poderá mesmo assinar o vestido de Katherine. Mas há outras hipóteses em cima da mesa e avançadas pela comunicação social. Entre os possíveis criadores a conceber a indumentária da noiva estão os designers das casas Chanel, Valentino ou Alexander McQueen (que criou o vestido de noiva de Kate Middleton).

Um romance que nasceu sob a benção da ‘Vogue’

Apesar de o mundo das mães dos noivos se tocarem com bastante frequência, certo é que foi preciso o dedo da sétima arte para que Bee e Francesco tornassem público um romance que tinha nascido tempos antes. A imprensa da especialidade revela que os dois se conheceram quando eram adolescentes, embora a relação tivesse começado muito depois dessa fase.

Em 2016, o fotógrafo e realizador Carrozzini apresentava um documentário sobre a vida e lendária obra da mãe, SozanniFranca: Chaos & Creation [Franca: Caos e criação, em tradução literal] – num evento organizado por Wintour que teve lugar em setembro daquele ano e à boleia do Festival de Cinema de Veneza.

Francesco Carrozzini com a mãe Franca Sozzani quando da apresentação do documentário sobre a vida dela, em setembro de 2016 [Fotografia: Reuters]
Mais de um ano depois daquele momento, o romance entre o filho único da editora italiana e a mais nova de Anna ganhava projeção num editorial da revista. “Depois de ela ter ficado doente [Sozzani morreu em dezembro de 2016 após um ano de luta], comecei a visitá-la na sua casa em Milão. […] A sua mente e espírito não foram diminuídos, discutimos todos os tópicos, desde a queda de Matteo Renzi, até ao seu incrível trabalho com mulheres no Gana, e ao amor milagroso de nossos filhos“, escreveu Wintour na nota de despedida à amiga.

Uma dinastia que segue outros caminhos

Apesar de os noivos poderem surgir quase como legítimos herdeiros do poder, influência e bom gosto, certo é que quer Bee quer Francesco parecem querer seguir outros rumos. Segundo a revista People, Shaffer é atualmente uma das produtoras que trabalha no programa Late Night with Seth Meyers, exibido no canal americano NBC.

A editora-chefe da Vogue americana , Anna Wintour, com a filha, Katherine (Bee) Shaffer [Fotografia: Lucas Jackson/ Reuters]
Carrozzini, por seu turno, conta com trabalhos de fotografia e filmes ao lado de nomes como Beyoncé, A$AP Rocky, Lana del Rey, Lenny Kravitz e Nicki Minaj. À indústria da música, soma ainda trabalhos no universo da moda e que passam por colaborações com casas e estilistas como Roberto Cavalli, Ermenegildo Zegna e Salvatore Ferragamo, mas também publicações como Vogue, Vanity Fair ou The New Yorker

Imagem de destaque: Reuters

Anna Wintour foi condecorada pela rainha de Inglaterra

Alugar roupa é a estratégia de Anna Wintour para ter colaboradoras elegantes