A peça de roupa que vai começar a ver em todo o lado

A estação que se segue é o outono e nas lojas já se veem várias propostas para os dias mais frios. Entre casacos de meia estação, calças vincadas e as malhas que agora começam a ser quentes, destaca-se um vestido em particular: o vestido camiseiro.

Esta peça de vestuário distingue-se por ser um vestido com gola e botões e é, no fundo, uma derivação das camisas masculinas. Hoje, existem várias versões deste vestido, umas com botões até à bainha, outras apenas abotoados até à cintura. Também os cortes variam entre os mais direitos até aos que contam com saias rodadas, sendo estes últimos os que vão ser mais vistos este outono-inverno.

A sua origem data do final da década de 30 do século passado, altura em que as mulheres começaram a trabalhar mais fora de casa, precisando, por isso, de roupa mais prática. Passados 80 anos, a moda voltou à ribalta sendo a estrela de desfiles como Nina Ricci e Zimmerman. Mas não foi apenas o pronto-a-vestir o único setor conquistado por este vestido utilitário, também a alta costura se rendeu ao seu encanto, pintando-o de cinzento no desfile da Dior.

Imagem: Pinterest

Este tipo de vestidos pode ser usado ainda na estação quente, quando combinado com sandálias, ou aberto por cima de calças de ganga e um top simples, do mesmo modo que utilizamos as camisas. No inverno, é ideal para combinar com botas altas e casacos pela cintura. Na nossa galeria irá encontrar alguns vestidos camiseiro.


Veja também qual é o padrão que mais se vai usar este outono.