Kate Beckinsale: ‘personal trainer’ revela como melhorou a auto-estima da atriz

Kate Beckinsale sentiu-se pressionada a emagrecer
Kate Beckinsale sentiu-se pressionada a emagrecer

Poucos dias se passaram desde que Kate Beckinsale revelou ter sido discriminada por Michael Bay, realizador do filme ‘Pearl Harbor’, em 2001, pela falta de atributos físicos – “ele ficou desconcertado porque as minhas mamas não eram maiores do que a minha cabeça e porque eu não era loira”, denunciou, numa entrevista concedida ao programa ‘The Graham Norton Show’, da BBC Two. Agora, a verdadeira luta da atriz para se encaixar nos moldes de Hollywood é desvendada pela sua personal trainer da altura, que a ajudou a aprender a amar o seu corpo.

“A Kate era pesada em criança e tinha uma imagem corporal distorcida. Ela continuava a ver-se como uma miúda gordinha e já não o era. Por isso, ter um realizador a dizer-lhe que precisava de se tonificar, que precisava de melhorar a aparência… Tipo, o quê? Era suposto ela ser uma enfermeira da década de 1940!”, frisou ao ‘Daily Mail’ Crystal Andrus Morissette, que começou a treinar Beckinsale no final das gravações de ‘Pearl Harbor’.

A profissional de 45 anos recorda-a, acima de tudo, como uma pessoa “muito dura consigo mesma”. “Costumávamos ter conversas longas [sobre os padrões de Hollywood] e eu dizia-lhe ‘Isso é de loucos’. ‘Bem, é o mundo em que vivo, Crystal’, respondia ela”.

No filme 'Pearl Harbor', com 27 anos
No filme ‘Pearl Harbor’, com 27 anos

Beckinsale contou, há cerca de duas semanas, que os comentários negativos de Michael Bay surgiram pouco depois de ter sido mãe da sua única filha, Lily. “Eu tinha acabado de ter a minha filha e tinha perdido peso. Mas foi-me dito que, se conseguisse o papel, teria de fazer exercício físico. Não percebi porque é que uma enfermeira, na década de 1940, teria de fazer isso”, lamentou a atriz britânica, de 42 anos.

Curiosamente, também Morissette alojou uns quilos na sequência das suas duas gravidezes – “ganhei 45 quilos num ano!” – e só algum tempo depois conseguiu recuperar a figura esguia. “Ela era uma mulher lindíssima e não fazia ideia. Não sei de que outra forma dizer isto. Ela era o epítome da graciosidade – a forma como ela falava, como ela se movia. Eu percebia por que é que ela se iria tornar numa estrela de cinema”, explicou.

“Ela tinha uma luz interior dentro dela que era tão magnífica e, no entanto, dizia a si própria que a luz interior não era suficiente. Que tinha que mudar também a embalagem exterior para poder ser bem-sucedida em Hollywood’. Por isso, ela entrava em conflito”, recordou a personal trainer.

Tudo mudou graças a um regime de 12 semanas. Crystal introduziu Beckinsale a experiências novas, como a meditação, ioga, treinos de cardio e planos alimentares. “Fazíamos coisas que a fizessem sentir bonita. Eu fazia meditação com ela, dizia-lhe para fechar os olhos, dizia ‘Envolve o teu corpo com os braços e diz o quanto te amas. Di-lo vezes sem conta até que cada célula do teu cérebro acredite nisso’. E eu falava com ela todos os dias. Falava com ela de uma forma gentil e amável, e ajudei-a mesmo a olhar para ela própria. Ela começou a ver beleza”, garantiu.

A estrela de ‘Pearl Harbor’ ficou tão impressionada com os resultados que convidou a sua treinadora a viajar consigo para São Francisco [Califórnia], para a ajudar a preparar um novo filme. Mas Morissette, que atravessava alguns problemas no casamento, optou por não ir. Arrependeu-se. “Ela comprou-me um lindo colar, dissemos adeus, mas eu senti-me triste. Acho que ela ainda precisava de mim. Adoraria trabalhar com ela outra vez”, confessou.

Esta foi, no entanto, uma relação com benefícios mútuos. Foi Beckinsale quem encorajou esta mãe de dois filhos a começar a escrever e a publicar o seu primeiro best-seller, ‘Simply Woman’. Desde então, já assinou três outras obras de autoajuda. “Ela foi a pessoa que deu andamento à minha vida. Foi ela que me deu o empurrão e disse ‘És especial, por isso tens que fazer isso'”, concluiu.