‘A Pitada do Pai’: um livro de receitas para toda a família

Rui Marques é engenheiro mas tem na cozinha a sua verdadeira paixão. Casou com uma mulher que não tem tanto jeito para a cozinha como ele e quando chegou a altura de dividirem tarefas domésticas não houve dúvidas: ele ficava entre os tachos e panelas enquanto ela tratava da roupa e limpava a casa. As experiências culinárias passaram a ter tantos fãs que Rui resolveu criar um blogue, A Pitada do Pai. O projeto digital cresceu e hoje já existe em formato livro, com o mesmo nome.

Links_casal“O blogue surgiu em junho de 2016 e o convite para o livro apareceu um mês depois. Ainda não tínhamos muitos seguidores, mas a editora viu ali potencial. Quisemos que este livro fosse, acima de tudo, uma extensão do blogue, com muitas receitas novas e exclusivas. É o livro ideal para quem não tem tempo nem ideias para cozinhar, com muitas refeições para toda a família”, explicou ao Delas.pt Rui Marques.

Além das receitas do engenheiro, no livro A Pitada do Pai vai ficar a perceber como a alimentação do casal mudou desde que foram pais e passaram a ter uma criança em casa. Eliminaram o açúcar e as farinhas refinadas, passando a privilegiar a fruta, legumes, ovos, abacate e o coco.

“Costuma dizer-se que o casamento muda-nos, mas não é assim. O que nos muda é ter um filho. O blogue quando começou era mais dedicado a papas para crianças, agora as receitas são mais variadas e vão surgindo à medida que vou criando”, afirmou o autor do livro e blogue A Pitada do Pai.

A experiência como pai também lhe permitiu enriquecer o livro com listas de conselhos para combater birras à mesa e evitar alimentos com pesticidas (pode ver quais foram os 15 alimentos com mais e menos pesticidas em 2017 na galeria de imagens acima).

“Defendemos desde sempre no nosso blogue que não somos fundamentalistas. Tal como tudo na vida, queremos que a alimentação seja equilibrada, rica e variada. Isto não significa que se estivermos num aniversário ou evento com amigos tenhamos de cumprir isso à risca. Apenas queremos que esteja bem esclarecido aquilo que é a regra e aquilo que é a exceção”, acrescentou Rui Marques.

Receitas do livro A Pitada do Pai:

Ficha técnica do livro:

A pitada do pai

A Pitada do Pai, Rui Marques. Matéria-Prima Edições, 18 euros


Leia também:

Receita da famosa torta de laranja de Marco Costa