A portugalidade foi a maior inspiração no último dia de Portugal Fashion

O último dia da edição do Portugal Fashion dedicada ao outono/inverno 2019/2020 aconteceu este domingo, 17 de março. A Alfândega do Porto voltou a encher-se para receber os desfiles, incluindo os de Marques’Almeida e Alexandra Moura, dois nomes bem conhecidos do panorama nacional e internacional.

A coleção em que o punk britânico se fundiu com os azulejos portugueses

A dupla Marques’Almeida inaugurou os desfiles dedicados à moda feminina este domingo. Contrariamente aos outros designers, apresentou propostas para esta primavera/verão, que já se encontram disponíveis para venda. Referências da cultura punk britânica e inspirações nacionais cruzam-se na coleção, na qual predomina o padrão cobra e o dourado. Os estampados coloridos fazem lembrar o azulejo português, ao passo que o calçado e acessórios em dourado nos remete para a talha do mesmo tom.

É comum encontrar referências nacionais nas coleções da dupla, conhecida pelas suas peças em ganga. E embora este já não seja o seu foco principal, as propostas neste material continuam presentes e reinventam-se a cada estação. De recordar que a dupla integra o calendário oficial da Semana de Moda de Paris, evento no qual apresentou primeiramente esta coleção, em fevereiro deste ano.

A homenagem de Alexandra Moura

Alexandra Moura regressa esta temporada à Invicta, depois de ter apresentado a coleção anterior na ModaLisboa, a propósito da parceria com o Portugal Fashion. A criadora apresentou “Bestiário”, coleção que apresentou previamente na Semana de Moda de Milão. Para as propostas de outono/inverno, a criadora inspirou-se no trabalho de Rosa Ramalho, uma ceramista de Barcelos.

O resultado desta inspiração é uma coleção que combina a paleta de cores vivas dos trabalhos de Rosa, com os trajes da vida rural da época de 50 e com o estilo casual e desportivo das peças de Alexandra. O resultado são peças em que campo e cidade, história e atualidade se fundem, adaptadas a mulheres modernas sem medo de arriscar. Para conhecer mais detalhes sobre a coleção, veja as declarações da designer ao Delas.pt aquando do seu desfile em Milão, em fevereiro.

Carla Pontes e David Catalán também apresentaram as suas propostas este domingo, encerrando esta edição de Portugal Fashion.

Veja na galeria acima os melhores looks deste quarto e último dia de Portugal Fashion.

A viagem de Nuno Baltazar e o conto de fadas moderno de Micaela Oliveira

As mulheres com personalidade forte de Diogo Miranda e Luís Buchinho