À procura de uma carreira nas TIC? Vá a este debate.

Mulher ao computador
A ideia dos Girls in ICT é trazer mais mulheres para as Tecnologias da Informação e Comunicação

Amanhã é o Dia Mundial das Jovens Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação. E o Delas.pt vai estar a moderar um debate sobre o tema no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) com Sofia Tenreiro, diretora geral da Cisco, Vânia Neto, responsável da educação na Microsoft e Célia Reis, diretora geral da Altran. Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, vai dar início ao debate com uma preleção sobre o tema.

O debate é livre e vai decorrer no CNCS, na Rua da Junqueira, 69, a partir das 9:00 da manhã. Será especialmente interessante para quem anda à procura de um rumo ou uma carreira aliciante e ajudará a desmitificar uma área que parece mais complexa do que na verdade é. O evento tem como público alvo jovens mulheres em início de carreira e procura alertar encarregados de educação e professores para as oportunidades de carreira disponíveis.

O Girls in ICT Day foi instituído para incentivar uma maior participação feminina nas TIC e dar a conhecer às jovens mulheres as oportunidades de carreiras aliciantes, sucesso, futuro e, sobretudo, elevada empregabilidade.

Este ano, o CNCS vai debater o papel das mulheres nas TICs, a todos os níveis, dentro das organizações, e questionar se existe um papel especial para as mulheres nesta área, na medida as que as suas competências intrínsecas se adaptam bem às muitas áreas onde as TIC são usadas (Gestão, Saúde, Governo Eletrónico, Mobilidade Urbana, Domótica, Lazer, Automação de Processos, …).

O Centro Nacional de Cibersegurança atua como coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades públicas e das infraestruturas críticas, garantindo que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça, para proteção dos setores da sociedade que materializam a soberania nacional e o Estado de Direito Democrático.