Rainha Letizia: tudo o que usou e reutilizou na visita aos EUA

Mandava o antigo protocolo que as Rainhas não repetissem vestidos em diferentes ocasiões, uma norma que está cada vez mais a cair em desuso entre as diversas famílias reais europeias. A mais recente viagem dos Reis de Espanha aos EUA é prova disso mesmo, com alguns modelos repetidos pela Rainha Letizia.

Letizia foi, aliás, das primeira a quebrar a norma protocolar, em 2004 – o vestido em causa foi o escolhido para o jantar de gala do seu casamento que foi alterado duas vezes após essa data e usado em eventos oficiais. A primeira alteração foi feita em 2005 e o vestido foi usado para receber o Presidente Húngaro Ferenc Madl e a sua esposa Dalma Madl. Para a ocasião, o vestido perdeu o seu volumoso decote pelos ombros e ganhou umas discretas alças. Passados quatro anos, em 2009, a Princesa das Astúrias voltou a alterar este vestido, desta vez com bordados no decotes e na bainha, para receber Nicolas Sarkozi e Carla Bruni.

Esta primeira reciclagem de roupa levada a cabo por Letizia Ortiz foi apenas a primeira de muitas. Ao longo dos anos a atual Rainha de Espanha têm-se tornado uma verdadeira mestre nesta arte, e até as casas reais mais conservadora, como a de Inglaterra, começaram a seguir a tendência lançada pela Rainha Letizia. A viagem aos EUA não foi excepção, com uma mala real recheada por alguns modelitos que a Rainha Letizia tinha no fundo do armário.

O vestido de tweed branco que usou para visitar o Museu de Arte de Nova Orleães no passado sábado, dia 16 de junho, tinha já sido usado em 2017 durante a entrega de prémios Jaime I. Também o conjunto colorido, muito pouco consensual, da Hugo Boss, que a Rainha vestiu para visitar a exposição Recovered Memories: Spain, New Orleans, and the Support for the American Revolution em Nova Orleões, já tinha sido vestido e fotografado em Madrid em maio. A responsável pela terceira repetição da viagem é a mesma marca americana, Hugo Boss, e o protagonista é um vestido vermelho com que a Rainha já tinha sido vista.

As reciclagens não se ficaram só pelos vestidos – a Rainha revelou ser ainda uma rapariga poupada (pelo menos no espaço na mala de viagem) no que diz respeito aos sapatos, já que usou mais do que uma vez os sapatos pretos com tira transparente da marca Steve Madden. Além de bonitos, acreditamos que sejam bastante confortáveis, porque além da economia de recursos só mesmo o conforto pode fazer uma Rainha repetir o calçado.

O encontro mais esperado da viagem aconteceu esta quarta feira, 19 de junho, na Casa Branca. Para o encontro com Donald e Melania Trump, a Rainha de Espanha escolheu um vestido da marca americana Michael Kors, um gesto diplomático frequente neste tipo de eventos. Curiosamente o modelo escolhido pela ex-jornalista também faz parte do guarda-roupa de Melania, mas numa versão azul.

Os restantes looks da viagem são novos, mas dignos de nota pela simplicidade e discrição, duas características que já eram esperadas, tendo em conta a prisão do cunhado dos Reis de Espanha, Iñaki Urdangarin, que se apresentou esta segunda feira na prisão de Brieva para cumprir pena de 5 anos e 10 meses por crimes de corrupção.

Veja na galeria todos os looks usadas pela Rainha de Espanha nos EUA.

Rainha Letizia volta a provocar uma corrida às lojas