A recriação da maquilhagem usada na série “Squid Game” que se tornou viral no TikTok

squid-game-louis-vuitton-1240x698
[Fotografia: Divulgação]

Squid Game é a série coreana da Netflix que está a causar furor. Com estreia a 17 de setembro, esta trama atingiu fama mundial e está entre o Top 10 das séries mais vistas da semana em múltiplos países, inclusive em Portugal.

A série narra a história de um grupo de pessoas que põe a sua vida em jogo por um prémio de 45,6 bilhões. No total são 456 participantes que entram num conjunto de jogos tradicionais coreanos com a pequena diferença que estes são letais. Caso percam o jogo morrem.

Dado o tema central da trama, a maioria dos protagonistas surge ensanguentado e com ferimentos e sinais de fadiga durante os episódios.

Desta forma, surgiu um desafio que se tornou viral na plataforma TikTok que pretende mimetizar o look de HoYeon Jung, a modelo e atriz que dá vida a Kang Sae-byeok, uma das heroínas da série, e que acaba de se tornar estrela da Louis Vuitton na semana da moda de Paris, tendo sido eleita embaixadora da linha de moda, joalharia e relojoaria.

De volta à série, tudo começou quando a artista partilhou um vídeo onde mostrava uma sessão de maquilhagem e cabeleireiro da série no seu camarim. Para pentear o cabelo da sua personagem a atriz necessita de rolos de cabelo, secadores e outros aparelhos. Já a maquilhagem depende de um conjunto de produtos e etapas que despertaram a curiosidade dos fãs.

Desafio 1: cortar o cabelo

O primeiro passo para atingir o look da personagem é cortar o cabelo. O penteado da protagonista tem um ar da década 70, fica ao nível do queixo e é encaracolado. A franja é do tipo “cortina” com muito pouco cabelo, mas um pouco comprido, vem desde o topo da cabeça e fica perdido com o resto das camadas, o que cria um ar desalinhado.

Em alguns vídeos publicados por fãs, é possível ver homens e mulheres cortar as suas franjas em direto. Têm como referência a altura dos olhos para criar o efeito “cortina”. Este corte de cabelo ainda não foi batizado, mas faz lembrar o ultra-short bob que ficou popular na Coreia do Sul e Japão.

Efeito Squid

O momento mais viciante dos vídeos que têm surgido sobre o Squid Game é, sem dúvida, o resultado final quando a maquilhagem está pronta. Ao contrário de outros desafios, não existe um tutorial passo a passo, apenas um antes e depois. Todos usam o seu conhecimento de maquilhagem para recriar as feridas no rosto da personagem.

Uma das técnicas usadas neste desafio é a demarcação do “Ayego Sal” que nada mais é que a bolsa situada por baixo dos olhos. Esta bolsa é destacada com um iluminador.