A seleção portuguesa feminina de futebol vai pisar o relvado do Estádio do Dragão, no Porto, esta sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 19.45 horas, e para defrontar a República Checa.
Trata-se do primeiro encontro da última etapa rumo à fase final do Campeonato da Europa de 2025, que vai decorrer na Suíça, e acontece dois dias depois de as atletas femininas terem visto travado no Parlamento um diploma de aditamento ao Orçamento do Estado para 2025 que previa trazer igualdade salarial entre equipas desportivas feminina e masculina e que representam Portugal em campeonatos internacionais.
A República Checa leva vantagem em jogos oficiais entre ambas as seleções, mas Portugal está apostado em inverter a tendência, e já no apuramento para o Euro2025, o que já aconteceu na vitória por 3-1 num jogo particular disputado no início do ano.
Portugal garantiu o apuramento para o segundo e decisivo play-off de qualificação, que terá a segunda mão na terça-feira, na AGC Arena, em Teplice, depois de afastar o Azerbaijão, com uma vitória por 4-1 em Baku e um triunfo por 4-0 em Vizela.
A seleção portuguesa, orientada por Francisco Neto, procura construir no Dragão uma vantagem que lhe permita, na segunda mão, na República Checa, validar o terceiro apuramento consecutivo e marcar presença no sorteio, a realizar em 16 de dezembro. O Euro2025 feminino disputa-se na Suíça, de 2 a 27 de julho do próximo ano.
Com Lusa