A sério? Trump recusa acusações de assédio sexual

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou, esta terça-feira, 12 de dezembro, que está a ser alvo de “falsas acusações” de assédio sexual por parte de mulheres “que não conhece”, acusando os democratas e a imprensa de participarem numa campanha contra ele.

Apesar de o governante dizer não as conhecer, a verdade é que, parte das mulheres que agora dão voz a estes casos surgem em múltiplas fotografias ao lado do magnata.


O ator Alec Baldwin acusou Trump de assédio sobre a mulher


Na galeria acima republicamos as acusações das 17 mulheres, com histórias que vão desde os toques indesejados e beijos roubados até a alegadas tentativas de violação.

A resposta de Trump, no seu habitual primeiro ‘tweet’ da manhã, surgiu um dia depois de três mulheres que anteriormente tinham acusado o Presidente de assédio sexual terem contado as suas histórias no programa Megyn Kelly Today, da NBC.

As mulheres – Jessica Leeds, Samantha Holvey e Rachel Crooks (cujos casos pode ficar a conhecer em detalhe na galeria) – apelaram ao Congresso norte-americano para que investigue o comportamento de Trump.


EUA: Duas palavras na lei e os direitos reprodutivos das mulheres podem mudar

Releita Um ano de Casa Branca, um ano negro para as mulheres


Trump considera até que se trata de uma segunda investida por parte dos democratas para que ele seja descredibilizado e afastado. “Os democratas foram incapazes de demonstrar conluio com a Rússia, pelo que agora estão a concentrar-se nas falsas acusações e em histórias inventadas por mulheres que não sei quem são e/ou não conheço. FAKE NEWS!“, escreveu Trump na rede social Twitter e que, em baixo, pode ler no original.

A porta-voz da Casa Branca Sarah Huckabee Sanders já tinha negado as acusações na segunda-feira, prometendo fornecer uma lista de testemunhas oculares cujas declarações absolviam o Presidente dos comportamentos inapropriados. Até ao final do dia, a porta-voz não forneceu qualquer lista à imprensa dos EUA.

Durante a campanha presidencial de 2016, Trump foi acusado por outras 13 mulheres, bem como pelas três que falaram na segunda-feira.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Joshua Roberts/Reuters