A sua digestão vai melhorar se consumir estes alimentos ricos em fibras

iStock-1138785125 (1)
[Fotografia: iStock]

As fibras alimentares são as partes de um alimento que não são absorvidas pelo organismo e que podem ser encontradas em alguns alimentos como as frutas, vegetais, grãos e cereais. O consumo adequado de fibras na alimentação é importante para manter a saúde do intestino e prevenir doenças.

Para além disso, a fibra também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e aumenta a sensação de saciedade, combatendo doenças como a diabetes e a obesidade.

Mas, para obter todos os seus benefícios, é necessário consumir alimentos ricos em fibras diariamente em todas as refeições principais e lanches. Por essa razão, é importante saber quais são os melhores para inserir na sua dieta.

Se quer melhorar a digestão e a saúde intestinal, mostramos-lhe agora os produtos ricos em fibra que deve começar a consumir.

Framboesas

As framboesas são alimentos ricos em fibras e bons para a digestão. Como resultado, esta fruta consegue reduzir a quantidade de hidratos de carbono absorvidos após uma refeição, o que diminui o impacto sobre o açúcar no sangue.

Sementes de chia

A chia absorve grandes quantidades de água, expandindo-se no estômago e aumentando a sensação de saciedade e redução da inflamação. Para além disso, as sementes também são ricas em proteínas, ácidos gordos, antioxidantes e minerais que beneficiam a saúde.

Alcachofra

A alcachofra acelera o trabalho intestinal, melhora a digestão de certas gorduras e alivia o inchaço.

Amêndoas

As amêndoas são uma fonte de fibra, proteína, vitamina E, vitamina B2 e outros minerais que previnem o envelhecimento, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Abacate

Sabemos que os abacates são ricos em gorduras boas e têm antioxidantes que protegem o sistema imunológico, mas, para além disso, são um dos alimentos ricos em fibras que melhoram a digestão.

Lentilhas

Estas sementes, pertencentes à família das leguminosas, possuem proteínas, minerais, hidratos de carbono e fibras. As lentilhas regulam os movimentos intestinais, promovem o crescimento de bactérias boas e aumentam o peso das fezes.