Sabia que antes de os dinossauros povoarem a terra, já as lagostas cá andavam alegremente? É com esta curiosidade que começa o livro de Jordan Peterson, “12 regras para a vida, um antídoto para o caos”, um livro que promete ajudar a erguer-se de qualquer situação.
Autêntico fenómeno de vendas, esta obra com selo da Lua de Papel parte de alguns dos grandes problemas que a humanidade de hoje enfrenta. Para o autor, o nosso mundo é atualmente caracterizado pela “ausência de valores ou pela entrega a crenças totalitárias”. A alternativa a confrontos é assumir as nossas responsabilidades individualmente.
Quando lemos o prefácio da obra, há uma frase que nos chama à atenção desde logo: “Findo o livro, nunca mais verá uma lagosta da mesma maneira”. Porquê?
Primeiro ponto assente: as lagostas são mais parecidas connosco do que poderíamos pensar. O seu sistema nervoso é simples, com neurónios grandes e facilmente observáveis. Foi a partir desta observação que os cientistas conseguiram estabelecer com bastante exatidão o circuito neurológico destes crustáceos. Isso ajudou-os a perceber o comportamento de animais mais complexos, incluindo os seres humanos.
“A organização social das lagostas é o ponto de partida da primeira regra deste livro: Levante a cabeça e endireite as costas. Não é uma metáfora: ou somos verticais ou somos esmagados.”
Esta é apenas a primeira regra enumerada pelo pensador. Existem outras 11, que reunimos para si. Estas regras são ancoradas “na mitologia, religião e filosofia” e obrigam-nos a “repensar tudo aquilo em que acreditamos”. Percorra a galeria de imagens e fique a conhecer as 12 indicações essenciais para afastar o caos da sua vida. Uma delas é deixar as crianças andar de skate. A outra é fazer festinhas a um gato quando o vê na rua. Curiosa? Veja tudo mais acima.