A ‘superfragilisticexpialidocious’ Mary Poppins está de volta e é uma inspiração

‘Superfragilisticexpialidocious’. Lembra-se desta expressão? Pertencia a Mary Poppins, a famosa personagem de uma ama inglesa, do início do século XX, que tinha poderes mágicos e se fazia transportar através de um guarda-chuva, muitas vezes pronunciado aquelas palavras estranhas e inéditas.

Em 1964, a Disney lançou um filme, musical, baseado nos livros homónimos de P. L. Travers, com Julie Andrews, protagonista de Música no Coração, no papel dessa improvável heroína. A história passa-se em 1910, em Londres, quando o banqueiro Mr. Banks, não consegue encontrar uma ama que aceite tomar conta dos seus filhos. Cera noite, a filha Jane entrega-lhe uma carta onde descreve a ama perfeita. A missiva acaba por chegar às mãos de Mary Poppins, que não só tem tudo o que está lá descrito, como possui poderes mágicos, que a vão ajudar a transforma a vida da família, levando-lhe ainda muita música e diversão.

Esta quinta-feira, 20 de dezembro, chega aos cinemas nacionais O Regresso de Mary Poppins uma sequela do clássico, novamente com o selo da Disney. Desta vez cabe a Emily Blunt fazer o papel de Mary Poppins, mas a magia promete ser a mesma do filme dos anos 60, que fez parte da sua infância e da de muitos outros. O filme já está na shortlist para os Óscares e nem a moda ficou indiferente.

Nesta sequela, a famosa ama regressa à casa da família Banks, encontrando as crianças de quem tomou conta já adultas e com filhos. No momento em que regressa, a família Banks encontra-se a recuperar de uma tragédia e Michael e Jane, as crianças, agora adultas, de quem Mary Poppins tinha tomado conta no passado, perdem a alegria. É essa alegria que a ama lhes vai tentar devolver com a sua magia.

Com marcas como a Hunter e El Ganso a lançarem linhas dedicadas à simpática ama. Na galeria, que pode ver em cima, estão também algumas sugestões de peças que, não sendo diretamente inspiradas em Mary Poppins, acabam por fazer lembrar o seu imaginário.

Há uma nova Mary Poppins. E também é inglesa

Já são conhecidas as primeiras imagens da nova Mary Poppins