A terra onde os taxistas vão ter que esperar que as mulheres entrem em casa

Percorra a galeria acima e recorde os números do assédio na Europa

É uma decisão promovida pelo presidente da câmara de Vigo, Abel Caballero, e visa reforçar as medidas anti-assédio no país vizinho. Nesta localidade espanhola, os taxistas vão ter que esperar que as mulheres que transportam nos seus veículos entrem em casa, caso elas assim o solicitem, antes de os motoristas prosseguirem com a marcha.

Segundo o diário ABC, esta proposta conta aliás com o apoio das associações locais que representam os taxistas. À Voz da Galicia, o presidente de uma destas associações, Manuel Chorén, manifestou a sua concordância com esta medida face “ao crescente problema de maus tratos” e frisou que para os taxistas espanhóis esta decisão apenas “representa uns segundos a mais de espera”.

Esta não é a única proposta que visa proteger as passageiras em Vigo. Recorde-se que também já ficou estabelecido que, durante a noite, as mulheres podem pedir aos condutores de autocarro que interrompam a marcha em pontos que não correspondam às paragens oficiais, caso não se sintam seguras ao apear-se em destinos ermos – basta que os motoristas não sejam obrigados a fazer desvios na sua rota.

E se Lisboa tiver carruagens só para mulheres?