A versão livro de ‘Carga’ explora com mais detalhe a história de algumas personagens

delas-carga-all_ok-1

O filme ‘Carga‘ estreia a 8 de novembro, mas até lá é possível conhecer, de forma mais desenvolvida, o percurso e o contexto de algumas personagens que fazem parte desta história. Está tudo no livro homónimo, da autoria de Vasco Cortese (pseudónimo), que é lançado, pela Oficina do Livro, esta terça-feira, 23 de outubro.

Complementares, e ao mesmo tempo autónomos um do outro, o livro e o filme, realizado por Bruno Gascon, revelam o mundo desumano e demasiado próximo dos portugueses para ser ignorado, do tráfico de seres humanos.

Leia a entrevista com Bruno Gascon, realizador do filme ‘Carga’

Numa operação rara em Portugal, o grupo editorial LeYa (ao qual pertence a Oficina do Livro) e os Caracol Studios desenvolveram a adaptação a livro desta longa-metragem.

“A Leya desafiou-nos, de certa forma, a fazer uma coisa inédita em Portugal, que é um filme dar origem a um livro, normalmente é ao contrário. Gostaram do guião que eu escrevi e decidiram fazer o livro a partir desse guião”, começa por referir ao Delas.pt, Bruno Gascon.

A versão livro de ‘Carga’ é simultaneamente complementar e autónoma ao filme. [DR]
Mantendo o registo de thriller do filme, o livro “reinventa as imagens e as palavras da tela em vez de se limitar a transpô-las para o papel como um simples tie-in”, refere a editora, que aponta um registo de escrita na esteira de alguns policiais nórdicos. “Com um ritmo alucinante, o livro oferece uma outra dimensão à história dramática que o filme nos conta, explorando as várias personagens de novas perspetivas, contextualizando as origens do crime organizado na ex-URSS e mostrando com frieza os dois lados em confronto na tragédia do tráfico humano”.

Bruno forneceu ao autor do livro o background psicológico e físico das personagens, “como é que foram criadas, porque é que foram criadas, e porque é que têm certo tipo de atitudes, por exemplo”. Depois disso, coube ao autor do livro criar o contexto e a história das personagens a partir desse ponto.

Entre as personagens que conhecem desenvolvimento no livro, destacam-se mais as que “integram a rede de tráfico, do que as que são traficadas”, aponta o realizador. “O autor foi buscar muito mais o lado da rede de tráfico em si, do que o das personagens que estão à sua volta. Baseou-se muito mais na história do Viktor [Dmitry Bogomolov], da Alana [Michalina Olszanska], do António [Vítor Norte]…”

António é um camionista que, para sustentar a família, colabora com o grupo criminoso. Transporta mulheres enganadas através da Europa e entrega a carga humana a Viktor, o líder do gangue, cujo passado secreto esconde mais do que o tráfico de pessoas a que se dedicou depois de sair da Rússia, durante a Guerra das Máfias, nos anos 90.

Os seus destinos cruzam-se com o de Viktoriya (protagonista do filme, interpretada também por Michalina Olszanska), uma jovem que saiu de Moscovo julgando que ia ser modelo em Londres, mas que vem para Portugal, aprisionada pela máfia russa, para ser vendida como prostituta. No filme, é a partir dela que é contada a história de ‘Carga’, com todas as ramificações e universos que a rede de tráfico consegue atingir.

 

Design multimédia: Lília Gomes

‘Carga’ estreia a 8 de novembro. O Delas.pt dedica um dossier especial ao filme que trata o tráfico humano

Governo lança campanha de combate ao tráfico de seres humanos