A viagem de Nuno Baltazar e o conto de fadas moderno de Micaela Oliveira

Este sábado, 16 de março, marca o terceiro e penúltimo dia de desfiles de mais uma edição de Portugal Fashion. Se no dia anterior as mulheres estiveram no centro da inspiração para as coleções, desta vez foram as diferentes viagens que dominaram o processo criativo. Nuno Baltazar, Micaela Oliveira e Luís Onofre destacaram-se.

As viagens de Nuno Baltazar e Luís Onofre

Nuno Baltazar inaugurou o dia com “Displaced”, coleção inspirada numa instalação performativa de Brett Bailey sobre os refugiados na Europa. O criador português adaptou este conceito, levando-nos numa viagem até ao seu próprio interior, repleto de emoções contraditórias como o abandono ou a euforia. Esta oscilação é visível nos próprios coordenados, com os tons sóbrios a misturarem-se com metalizados.

Mas esta não é uma viagem que Baltazar quer fazer sozinho: não há um estilo único predefinido, precisamente para que cada um se possa rever em diferentes peças nesta coleção e adaptá-las à sua própria identidade. E por falar em identidade, esta que terá sido uma das coleções mais pessoais do criador, deverá ser a última que apresenta no Portugal Fashion. Segundo afirmou em declarações à revista Elle Portugal, chegou a sua altura de “bater com a porta”, e abandonar os locais onde já não se sente feliz.

Luís Onofre também nos convida a viajar, mas desta vez até à montanha e ao universo do Ski. Segundo o próprio, Après Ski combina a inspiração da montanha com o universo citadino do dia-a-dia. Nas propostas femininas, são as botas e os botins que assumem destaque, seja na forma de texanas ou acima do joelho.

O conto de fadas de Micaela Oliveira

Micaela Oliveira já nos habitou aos seus vestidos de princesa, qual conto de fadas que sonhamos na infância. A criadora apresentou propostas para meninas e mulheres, mas com peças mais ousadas e modernas. Os tradicionais vestidos de princesa deram lugar a criações inspiradas no Faroeste, em que os folhos, rendas e franjas predominaram. Houve também espaço para alguns looks num estilo rockeiro, como é o caso dos vestidos pretos com lantejoulas. Diana Pereira voltou a desfilar para a criadora, mas foi a sua filha Mel quem abriu o desfile.

Veja na galeria os looks que se destacaram no terceiro dia do Portugal Fashion.

As mulheres com personalidade forte de Diogo Miranda e Luís Buchinho

Portugal Fashion leva mais de 30 desfiles e moda infantil ao Porto