‘A Vida Secreta dos Animais’ em exposição, em Lisboa

Paula Rego
Cascais-25/05/2016- Apresenta‹o na Casa das Historias da nova exposi‹o de Paula Rego. (Paulo Spranger/Global Imagens)

Uma exposição coletiva com 70 obras inspiradas na vida secreta dos animais, de artistas como Paula Rego e Rui Macedo, destinada ao público infantil, é inaugurada esta quinta-feira, 5 de maio, no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC), em Lisboa.

Dedicada ao tema da biodiversidade, a exposição A Vida Secreta dos Animais conta com obras de Ana Roque de Oliveira, António Manuel da Fonseca, Amadeo de Souza-Cardoso, António Soares, Dordio Gomes, Ema M, Henrique Pousão, Júlia Lema Barros, Júlio Pomar, Miguel Branco, Mikhail Karikis, Nelson Ferreira, Paula Rego, Pedro Proença, Sousa Pinto e, entre outros, TheLisbonWireman.

Esta mostra reúne trabalhos de desenho, pintura, fotografia, escultura, instalação, vídeo e ´media art´, e tem a curadoria de Emília Ferreira, diretora do museu.

“A perda de biodiversidade e de consequente sustentabilidade são temas centrais aos nossos tempos, em particular para as novas gerações”, lê-se num texto da curadoria, que parte de pressupostos da tradição literária, artística e filosófica sobre os animais e no modo como a relação dos seres humanos com eles tem sido definida, moldada e vivenciada.

Desde tempos remotos, quando, em certas culturas, como o Egito, eram considerados deuses, a outras em que são destituídos dos seus direitos, e às descobertas a partir do século XV, quando se abrem novos caminhos marítimos que dão a conhecer novas espécies, os animais contribuíram para alimentar a imaginação de escritores, artistas, cientistas e outros pensadores.

“As suas vidas, que temos mantido secretas e fechadas em imagens criadas por nós, são, afinal, muito mais ricas do que imaginamos. Percebemos finalmente que cada espécie que levamos à extinção não significa apenas a perda de beleza ou diversidade — o que já seria suficientemente grave —, mas que nos coloca, a nós também, mais perto do nosso próprio fim”, alerta o texto da curadoria.

A exposição conta com a colaboração da Ana Vasconcelos, da Casa das Histórias Paula Rego e do Museu de História Natural e da Ciência e de vários artistas contemporâneos, e será acompanhada de uma programação paralela criada pelo serviço educativo do museu, com visitas guiadas, oficinas e conferências.