Abriu uma nova loja de roupa slow fashion para miúdos em Alvalade

Os números são difíceis de esquecer. Com 2700 litros a serem gastos para produzir apenas uma T-shirt de algodão, emissões de CO2 para fazer calças de ganga que ultrapassam as de uma viagem de carro de 100 km e mais de 200 mil toneladas de roupas deitadas fora anualmente, só em Portugal, sabe-se hoje que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo.

Foi a pensar nestes números e na filosofia de slow living e de sustentabilidade que tem vindo a praticar – não só na sua vida, mas também nas duas lojas Maria do Mar que já existem em Alvalade – que Mónica Albuquerque decidiu estender o negócio ao vestuário. Esta quarta-feira, a nova Tailor by Maria do Mar abriu em Alvalade, no número 11 da Rua Acácio Paiva para complementar a oferta das outros dois espaços, localizados no mesmo bairro de Lisboa.

O primeiro, situado no n.º 7 da mesma rua, já era um encanto para miúdos e graúdos, com os cadernos e material escolar original, mas também alguns jogos pedagógicos e mochilas. O segundo, Warehouse by Maria do Mar, abriu apenas no ano passado. Fica a dois minutos a pé da Rua Acácio Paiva, e está instalado num armazém, onde se encontra praticamente tudo relacionado com os miúdos: desde livros, brinquedos de madeira, fraldas biodegradáveis, além de mobiliário, têxtil, literatura e os essenciais para pais de primeira viagem.

“No Tailor by Maria do Mar o conceito era muito claro. Queríamos um alfaiate, uma loja com peças única e não em série, que recuperasse também a tradição das lojas de vestuário de rua”, explicou a proprietária ao Delas.pt, no evento de apresentação. “Focamo-nos no slow fashion, na tradição e no essencial. Temos menos de 10 marcas, cinco de roupa, três de sapatos, uma de acessórios. São as que eu uso com os meus filhos, que lavo trezentas vezes, que vão para a escola e continuam impecáveis”.

Algumas das marcas são nacionais, outras internacionais, mas o que mais pesou na balança para Mónica foi mesmo a forma como são produzidas, com uma forte atenção ao comércio justo, e ainda a qualidade dos materiais. É, por esse motivo que linhas sintéticas não entram, pelo que quase todas as peças são em algodão, linho, caxemira ou lã.

Por outro lado, as marcas escolhidas para a loja apresentam também modelos intemporais, podendo ser passadas de geração em geração, mas também seasonless, ou seja, que podem ser usadas em várias estações do ano, como primavera, verão e outono. Um bom exemplo disso é a Número 64, uma marca com 17 pantones no total, dos quais seis foram escolhidos para a Tailor by Maria do Mar, entre eles tons cremes, rosas e azuis pálidos.

Já a Caramel London, vinda do Reino Unido, é uma estreia em Portugal e surge já com uma coleção mais virada para o inverno, nomeadamente os casacos quentes que se encontram no roupeiro verde da loja e ainda várias camisolas de caxemira. A romântica Bonton está também em exclusivo na Maria do Mar com muitos modelos amorosos para as miúdas mais vaidosas. Entre as marcas internacionais de renome está ainda a Condor, cujas meias e collants de qualidade são já uma referência.

A colorida Piupiuchick é uma das portuguesas que foi escolhida por Mónica Albuquerque pelas suas peças cool, que não passam despercebidas, enquanto que a Cherry Papaya (também nacional) se distingue pelos modelos mais práticos, sem fechos e botões, para ajudarem os mais pequenos a ganhar independência na hora de vestir.

Além do vestuário, por aqui encontram-se ainda marcas de calçado e de acessórios, como fitas, ganchos e bandoletes, e brevemente a roupa interior vai passar a ser uma das novidades.

Maria do Mar: A loja onde podemos aprender (quase) tudo sobre as crianças