Acabe de vez com os mitos da alimentação em família

A alimentação em família deveria ser o momento privilegiado para a educação e formação alimentares, para novas experiências, para enraizar bons hábitos e promover estilos de vida saudáveis.

Ainda na barriga das mamãs, as crianças estão sujeitas às escolhas alimentares das progenitoras. Aquando da amamentação, os sabores são dados a conhecer pelo que a mãe come e é através do leite materno que o bebé terá contacto com uma grande variedade de sabores, isto se a alimentação da mãe for diversificada.

Até aos três anos as crianças desenvolvem gostos e preferências alimentares e, por isso, durante esse tempo, deverão ser apresentados os mais diversos alimentos, de forma individualizada para que a criança se familiarize com os sabores e defina as suas preferências.


Quer chegar nova a velha? Então, evite estes alimentos!


Desde cedo, as crianças copiam comportamentos e à mesa, se os pais forem seletivos, elas também o serão. Por isso, o tempo despendido em família e à mesa deverá proporcionar bons exemplos para que a educação alimentar das crianças ocorra da melhor forma possível.

Na galeria poderá ficar a conhecer alguns conselhos que pode aplicar no momento em que a família se reúne à mesa.

Sobre Carla Rodrigues Ferreira:

 

Diretora clínica e nutricionista da Clínica Makai, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (1159N), licenciada desde 2001 em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Especialista em nutrição infantil e autora do blog “O Cestinho da Mamã”.

Imagem de destaque: Shutterstock