O primeiro verniz cromado totalmente líquido está a chegar

verniz_ciatelondon

A Ciate London cortou a meta ao apresentar o Chrome Polish, o primeiro verniz cromado líquido. Sem recorrer a pó ou gel, o produto mais inovador da marca inglesa promete dar às unhas um efeito totalmente espelhado. Na verdade, o verniz ainda não está disponível para compra. Ainda falta esse passo. Mas na conta de Instagram da marca, já foram colocados fotografias e vídeos quem mostram o verniz e a aplicação do mesmo.

Foram precisos três anos de investigação para a marca Ciate London apresentar o verniz metalizado. Com a aposta de muitas marcas de cosmética em vernizes, pintar as unhas tornou-se arte e hoje temos à escolha imensas cores, efeitos e até texturas. Mas a História do verniz é milenar. Desde o Antigo Egito que as mulheres recorriam a plantas e ao sangue de animais para tingir as suas unhas. Nessa altura, além de embelezar as mãos, a cor indicava ainda o estatuto social: quanto mais escura fosse a cor, mais elevada era a posição na sociedade. Ao longo dos anos este produto de beleza foi evoluindo.

No início do século XX, o verniz deixou a sua origem natural e passou a ser um produto químico ao recorrer à nitrocelulose (que surgiu durante a Revolução Industrial e era utilizado na tinta dos automóveis também. Foi este composto que possibilitou ao verniz ter a resistência atual: permanecer nas unhas mesmo depois de lavar e limpar as mãos. Tornou-se famoso nos anos 30, altura em que surgiu o primeiro verniz para pintar as unhas em casa e quando as atrizes de Hollywood começaram a aparecer de unhas pintadas nos filmes. Atualmente, é rara a mulher que não tem um frasco colorido em casa e a maioria de nós já nem consegue andar sem uma corzinha na ponta dos dedos.

Mesmo que não pareça o verniz continua a ser símbolo de estatuto social no início do século XXI – quem consegue ter as unhas bem arranjadas é quem não tem de ser preocupar com as tarefas domésticas que tantas vezes fazer quebrar o verniz. É por isso que surgem nestas décadas as unhas de gel – mais resistentes, o gel e depois o gelinho, fazem com que a unhas mantenham por mais tempo a pintura.

A tendência dos vernizes holográficos surgiu em 2014 e muitas foram as marcas que começaram a investir em vernizes prateados e dourados, os típicos metalizados. A moda foi ganhando adeptas, mas nessa altura, a sua aplicação dependia sobretudo de centros de manicure. Inicialmente era necessário colocar uma espécie de folha laminada (chamada de foil) por cima da unha, recortando depois o excesso de acordo com o formato de unha de cada cliente. Depois apareceu um produto em pó que, quando aplicado e lixado, por cima do verniz já colocado na unha, dava o tal efeito metalizado. E ainda surgiu a possibilidade de ter umas unhas cromadas em gel.

Processos caros e demorados que levaram os entendidos na matéria a não baixar os braços. Começaram a surgir vernizes com cores metálicas, mas após a sua aplicação o prateado ou o dourado ficam baços e não espelhados. A diferença entre os produzidos até hoje e o novo verniz da Ciate London encontra-se aí mesmo, no cromado que possibilita o efeito espelho.

O Ciate London já reservou um lugar para o Chrome Polish na sua loja online. Embora o produto ainda não tenha preço. Não sendo possível adquiri-lo já, cada potencial cliente pode inscrever-se para ser notificado assim que o produto estiver disponível para venda. Uma coisa a marca garante: vai chegar a tempo do verão de 2017.