Acabou-se. Adeus títulos, o Megxit agora é de vez

meghan
[Fotografia: Daniel Leal-Olivas]

Harry era capitão-general dos Royal Marines de outras companhias militares, títulos que vão reverter para a própria Rainha Isabel II. Os mecenatos e patrocínios que o príncipe Harry, de 36 anos, e Meghan Markle, com 39, detinham também vão ser devolvidos à coroa britânica.

Está assim formalizado o adeus dos Sussexes da casa real britânica, pouco mais de um ano depois de terem comunicado o abandono de funções reais e de se terem mudado para a América do Norte. Um processo já previsto uma vez que estava decidido que a situação seria revista ao fim de um ano.

O casal confirmou a vontade de abandonar funções na família real britânica e Buckingham não poupou nas palavras em comunicado emitido esta sexta-feira, 19 de fevereiro.

“O duque e a duquesa de Sussex confirmaram a Sua Majestade, a Rainha que não querem tornar-se membros trabalhadores da família real novamente”. O mesmo comunicado acrescenta: “Após uma conversa com o Duque, a Rainha decidiu que deixar o trabalho da família real não é compatível com as responsabilidades e deveres que decorrem de uma vida de serviço público. Honras militares e patrocínio voltarão para a Rainha, antes de serem redistribuídos entre os trabalhadores ativos da família real. Embora estejamos muito tristes pela decisão, o duque e a duquesa continuam a ser membros muito queridos da família.”

Citado pelo Daily Telegraph, um porta-voz do casal disse que ambos estão dispostos a manter o apoio às organizações, independentemente do papel oficial. “Conforme ficou evidente pelo trabalho deles no ano passado, o Duque e a Duquesa de Sussex mantêm o compromisso com os seus deveres e serviço ao Reino Unido e em todo o mundo”, sublinhou.

O casal, recorde-se, está a viver na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e a preparar-se para dar uma entrevista à apresentadora Oprah Winfrey onde vão abordar todos os temas, inclusivamente a saída da família real.