Catarina Lino, de 34 anos, é formada em psicologia, tem um mestrado em psicologia positiva, é professora de ioga, coach, e criou um modelo de quatro passos para atingir o bem-estar.

Mas afinal o que é o bem-estar? Segundo a terapeuta é “muito difícil de definir. A definição de bem-estar ainda divide um pouco os autores. Uma das definições mais frequentes é a que diz que bem-estar é quando temos mais afetos e emoções positivas que negativas, e quando sentimos satisfação de vida. Eu acho que esta é uma definição não retrata bem a complexidade do bem-estar, porque é algo com muitas nuances e que tem de ser construída e personalizada.”

A psicologia positiva estuda sobretudo os modelos de bem-estar, ou seja, estuda de forma científica quais são os estímulos e comportamentos que produzem maiores sensações de bem-estar. Deste modo já é possível “perceber bastante bem quais são os elementos que contribuem para o nosso bem-estar”. Com base nestes estudos foram criados vários métodos para atingir este estado abençoado que é estar de bem com a vida. As sessões de coaching, a autoajuda e o desenvolvimento pessoal vai buscar muitos dos seus ensinamentos a estas filosofias de vida com carimbo científico.

Catarina Lino decidiu criar o seu próprio modelo para atingir o bem-estar. “Eu quando estava a pensar no modelo pensei nas ferramentas que usei que tinham tido mais impacto na minha vida. O resultado foi este modelo a que chamei ACAS que é sigla de Aceitação, Compaixão, Agilidade Emocional e Significado.” explicou a coach. No vídeo a cima ou na nossa galeria pode conhecer melhor cada um destes passos que a vão ajudar a encarar a vida de forma mais positiva e consequentemente a ser mais feliz.

Imagens: Shutterstock

https://www.delas.pt/o-que-fazer-e-o-que-dizer-se-uma-amiga-esta-a-ser-vitima-de-assedio/