A característica obrigatória nos cremes hidratantes para quem sofre de acne

Atualmente, cerca de 40% das mulheres adultas sofrem de acne. Esta patologia, que associamos tradicionalmente à adolescência, pode ser causada por diversos fatores. Genética, hormonas, stress, tabagismo e antibióticos são alguns deles, mas há um outro fator a considerar: o uso de produtos cosméticos inadequados.

Para saber mais sobre o assunto, o Delas.pt falou com Vasco Macias Coelho, dermatologista da Clínica Ibérico Nogueira. Segundo o especialista, a utilização de produtos oclusivos pode causar ou agravar a acne. “Os doentes que têm acne têm que ter muito cuidado com os produtos que aplicam e devem utilizar sempre produtos adaptados”.

O dermatologista explicou que as peles com acne devem utilizar apenas produtos que sejam oil-free ou, em português, não comedogénicos. Se os produtos de cosmética não tiverem uma destas indicações, não são indicados e não devem ser utilizados em pele com acne. Esta característica é válida tanto em cuidados de hidratação, como em maquilhagem.

A acne pode ser tratada pela via oral (medicação), pela aplicação de cremes ou por uma combinação de ambos. Consultar um dermatologista é fundamental para perceber o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado para si. No entanto, caso queira começar a adaptar o creme hidratante às necessidades da sua pele, veja na galeria algumas opções oil-free.

Acne: a patologia que afeta quase metade das mulheres em idade adulta

Esta é a quantidade exata de creme e sérum que deve aplicar no rosto