Acorda sem energia? É isto que tem de fazer

Problemas acordar energia resolver
[Fotografia: Unsplash/ Mike Von]

Problemas em acordar de manhã com energia? Dormiu muitas horas e mesma assim está cansada? Os especialistas explicam o porquê e adiantam soluções para resolver a situação.

O terapeuta cognitivo-comportamental Philippe Beaulieu revelou que é natural que o relógio biológico de uma pessoa fique afetado com a conjuntura pandémica da covid-19.

Foram identificados, segundo o médico, “perfis de hiper-dorminhocos” como consequência do confinamento.

“Alguns têm noites degradadas e outros o que chamamos de mudanças de fase. É evidente que vemos uma ausência de marcos e os momentos de sono que são alterados”, contou Beaulieu ao site “Madame Le Figaro”.

O terapeuta adiantou que esta situação pode também gerar uma carga significativa de stress, devido ao excesso de teletrabalho e ansiedade de apanhar o vírus.

No entanto, pode não ser só a pandemia que afeta o relógio biológico. O inverno também tem uma grande preponderância na energia que se tem ao longo do dia. Isto porque a luz natural serve para regular o relógio biológico. Quanto menos exposição existir há luz natural, mais o ritmo se altera.

“Sabemos que para a maioria da população a falta de luz é acompanhada por uma sensação de nível de aptidão menos bom do que o habitual e uma maior propensão para dormir”, explicou o terapeuta.

Além de afetar o relógio biológico, segundo a psiquiatra e profissional do departamento de patologias de sono de Pitié-Salpêtrière Vanessa Slimani, a falta de luz solar faz com que se reproduza em maior quantidade a melatonina (hormona do sono).

Para resolver este cansaço, fadiga e sono que surgem, a especialista em Cronobiologia (estudo dos ritmos biológicos) Claire Leconte garante que a solução é tirar uma hora por dia para aproveitar a luz natural.

Outra das soluções passa por fazer exercício físico, que também serve, de acordo com Leconte, para regular o relógio biológico. Para vencer o mau humor, Vanessa Slimani refere que deve fazer três refeições equilibradas por dia, em que consuma frutos secos.26