Acordar com “os pés de fora” afeta a sua produtividade no trabalho

Acordar com “os pés de fora” pode afetar a nossa produtividade ao longo do dia. Segundo um estudo recente, um mau acordar pode mesmo comprometer o nosso trabalho no resto do dia. A boa notícia? É possível combater estes efeitos, e só depende de nós.

Há dias em que acordamos cheias de energia, em que saltamos da cama ao primeiro toque do despertador e encaramos as nossas tarefas com um sorriso no rosto. E depois há outros dias em que desligamos o despertador incontáveis vezes e em que tudo o que desejamos é ficar debaixo dos lençóis… O dia todo.

No estudo publicado na revista científica Journals of Gerontology: Psychological Sciences, 240 adultos com idades entre os 25 e os 65 completaram diariamente sete questionários no seu smartphone com questões relacionadas com as suas tarefas diárias. A primeira questão a que respondiam era quão stressante esperavam que o seu dia fosse, e os cinco questionários seguintes ao longo do dia eram acerca do seu nível de stress no momento, com algumas tarefas relacionadas com a memória. O último questionário, lançado já de noite, pedia aos participantes para preverem quão stressante seria o dia seguinte.

Depois de analisarem os dados, os investigadores concluíram que os participantes que previam um dia com mais stress logo de manhã não tinham um bom desempenho nas tarefas de memória desse dia. Isto sugere que um estado de espírito negativo logo pela manhã afeta a nossa memória de trabalho – isto é, compromete a nossa capacidade de aprender e reter informação e, consequentemente, a nossa performance. Curiosamente, deitar-se com ansiedade acerca do dia seguinte não está associado a esta perda de memória de trabalho, o que reforça a ideia de que acordar com um pensamento positivo faz toda a diferença.

Segundo o Dr. Martin Sliwinski, diretor do Penn State’s Center for Healthy Aging e um dos autores deste estudo, “quando acordamos de manhã com um certo pensamento para o dia, de alguma forma a sentença já está traçada”. E acrescenta “se pensar que o seu dia vai ser stressante, vai sentir esses efeitos mesmo que nada de stressante acabe por acontecer”.

Mas nem tudo está perdido – é possível contrariar um mau início de dia com uma atitude positiva, e há truques para que o consiga fazer. Ainda segundo o Dr. Sliwinski, utilizar uma app que promova o bem-estar pode fazer toda a diferença. Há várias opções disponíveis, e algumas delas são gratuitas, por isso não há desculpa para não experimentar.

Outros truques que a podem ajudar são recitar um mantra com o qual se identifique logo depois de acordar, fazer o seu smoothie favorito para o pequeno-almoço, ou tirar alguns minutos para desfrutar do seu café. Estes são alguns exemplos, mas para garantir que realmente resulta, pense no que a poderá deixar mais relaxada e faça pelo menos uma dessas coisas antes de ir trabalhar.

A sua mente é a sua ferramenta mais importante para se manter produtiva e desempenhar um bom trabalho, por isso, já sabe: stay positive!

Esta respiração alivia o stress em segundos