Acupunctura para ficar mais nova?

shutterstock_307289516

A Clínica de Terapias Chinesas, em Lisboa, convidou o Delas.pt para testar um tratamento de antienvelhecimento, não invasivo, que se chama Tong Yan, ou seja, rosto de bebé. Os pressupostos para esta terapia são mesmos que presidem à Medicina Chinesa: no corpo humano há trânsitos energéticos naturais, que funcionando normalmente, permitem ao organismo ter saúde. Quando esses fluxos são interrompidos ou quando diminuem a sua intensidade aparecem as doenças, as dores, o mal estar.

Para a Medicina Tradicional Chinesa o envelhecimento, embora seja um processo natural, é resultado dessa diminuição do fluxo energético em certos órgãos internos como o fígado e os rins, que originam a flacidez muscular, pele e o aparecimento das rugas. Através da acupunctura aplicada no rosto, o Tong Yan devolve a circulação energética normal ao rosto, libertando o inchaço que possa existir e puxando a pele para cima por causa da estimulação energética dos músculos.

A Dra. Chen, responsável pela Clínica de Terapias Chinesas, explica que não há milagres, que este tratamento não é duradouro se o estado geral do paciente não for bom e que é preciso dormir bem, fazer uma boa alimentação. É por isso, também, que no dia em que vamos à consulta, a Dra. Chen opta por tratar primeiro de uma situação aguda que temos.

O exame inicial parece magia. A médica chinesa pega nos pulsos, primeiro num, depois noutro, para diagnosticar a nossa condição física e descobre algumas das nossas maleitas já diagnosticadas pela medicina convencional, como dores nas costas, nódulos inócuos em alguns tecidos do corpo e uma infeção urinária. Só por palpação dos pulsos.

Resolvida a primeira situação, e já quase sem sintomas, sujeitamo-nos então ao tratamento antienvelhecimento. Agulhas estéticas pequenas são colocadas nos pontos especiais para estimular a energia e circulação sanguínea no rosto, sete no total. Assim que são colocadas sentimos alívio em zonas que nem sabíamos que estavam congestionadas. A partir o ponto em que a agulha é colocada sentimos uma pressão a espalhar-se a dissipar-se. Estamos ali meia hora, com sete agulhas espetadas em vários pontos do rosto. Depois ainda temos direito a uma exfoliação.

 

No final do tratamento os efeitos são visíveis, sobretudo na zona dos papos dos olhos que estão muito mais pequenos. As maçãs do rosto também parecem estar mais subidas. Este resultado durou uns 4 dias e consegue-se imaginar que se fizéssemos várias sessões ficássemos mais tempo mais novas e ainda por cima sem recurso a químicos, enchimentos e cirurgias. Nada mau CTC!