Adeus emocionado a Maria João Abreu que se tinge de branco

VelÛrio de Maria Jo„o Abreu
Lisboa, 15/05/2021 - Decorre hoje o velÛrio de Maria Jo„o Abreu na Igreja S„o Jo„o de Deus, na praÁa de Londres. (Diana Quintela / Global Imagens)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está entre os que quiseram prestar uma última homenagem a Maria João Abreu, que morreu vítima de aneurisma, na quinta-feira passada, 13 de maio.

O chefe de Estado chegou durante a tarde à igreja de São João, em Lisboa, não sem antes ter emitido uma nota de pesar. “Maria João Abreu, que nos deixou precocemente, escolheu essa abordagem, talvez por ser a abordagem que lhe era mais natural: a comédia, a projeção dos nossos afetos e dos nossos problemas, a proximidade humana”, escreveu. “À sua família apresento, comovido, as minhas sentidas condolências”, acrescentou.

Uma despedida que tem cumprido o pedido do companheiro da atriz, João Soares, que tinha pedido que se usasse uma peça branca para celebrar e homenagear a atriz. Um adeus que reuniu responsáveis máximos da SIC e da TVI, atores de ambas estações e amigos de uma vida de Maria João Abreu. Abaixo, veja as imagens.

Simone de Oliveira (Diana Quintela / Global Imagens)
Ana Brito e Cunha, Diogo Valsassina (Diana Quintela / Global Imagens)
Sónia Brazão (Diana Quintela / Global Imagens)
Heitor Lourenço (Diana Quintela / Global Imagens)
Daniel Oliveira (Diana Quintela / Global Imagens)
Gabriela Sobral (Diana Quintela / Global Imagens)
João Reis (Diana Quintela / Global Imagens)

Nascida em Lisboa, a 14 de abril de 1964, Maria João Gonçalves Abreu Soares iniciou a carreira profissional no teatro, em 1983, quando, com 19 anos, se estreou profissionalmente no Teatro Maria Matos, no musical “Annie“, de Thomas Meehan, dirigido por Armando Cortez.

A televisão foi o meio em que mais trabalhou e que lhe deu maior visibilidade, tendo participado em mais de 60 programas, entre telefilmes, séries e telenovelas, mas era o teatro que assumia como a sua grande paixão.

No cinema, trabalhou com Jorge Silva Melo, João Mário Grilo, António-Pedro ou Vicente Alves do Ó, entre outros, com destaque para o seu papel em “A Mãe É que Sabe” (2016), de Nuno Rocha.