Adeus, eyeliner simples. Os olhos agora devem ser delineados destas formas

pexels-michelle-leman-6774693
[Fotografia; Michelle Leman/Pexels]

De desenho preciso, traço seguro e em tons negros. O olhar icónico de, por exemplo, a cantora Adele pode estar por um fio, apesar de um clássico nunca sair de moda. Contudo, as novas tendências pedem ousadia e criatividade na hora de aplicar maquilhagem às pálpebras e, não raras vezes, uso e abuso de uma só cor ou da conjugação de várias.

Se é adepta dos tons mais escuros e de riscos controlados na conjugação dos tons, então estas três novas propostas que têm vindo a chegar das passadeiras internacionais e does eventos nacionais podem bem ser a resposta que precisa.

Megan, Rihanna e Zendaya são fãs desta primeira opção: o Eyeliner Invertido. “Ao contrário do clássico olho-de-gato, a vírgula é feita a começar na pálpebra inferior”, explicou a maquilhadora da KVD Beauty Fanny Maurer.

Deve, por isso, utilizar um lápis ao longo dos cílios. De seguida, deve reforçar o traço com uma sombra preta por cima para fixar bem, concluindo com o desenho da vírgula e estendendo a linha té ao canto interno dos olhos. Para opções mais ousadas, nada como recorrer à inspiração deixada pela Dior no início deste ano e aplicar a técnica em… branco.

O risco duplo é o mais simples de fazer. Basta acrescentar uma vírgula mais pequena do que a que está feita. Este é um estilo que foi muito utilizado pelas mulheres nos anos 60 do século passado e que está de regresso. Se se pretender reforçar o contraste, pode ser aplicada uma linha branca entre as duas vírgulas traçadas a preto.

A Meia Banana também pertence à época dos anos 60, mas está agora mais expressiva. E também a fórmula mais difícil de ser aplicada quando comparada com as duas anteriores. Não é, no entanto, impossível.

Comece por desenhar uma vírgula normal. Quando estiver feita, desenha uma linha mais fina no sentido oposto até mais de metade da pálpebra.

Por fim, o Delineador Colorido tem vindo a ser uma das apostas de beleza por marcas como Giorgio Armani, Valentino, Off-White e Prada. Consiste em preencher em forma de vírgula os olhos à sua volta.

A maquilhadora Sandrine Cano Bock, da Chane aconselha, à revista francesa Madame Figaro, a tentar primeiro com vermelho preto, azul noturno e verde musgo.