Adeus, mulheres na Fórmula1. Olá, crianças!

grid girls EPA_SRDJAN SUKI
Gird girls

Começa já este domingo, 25 de março, o novo campeonato de Fórmula 1, mas agora sem uma presença histórica: as mulheres manequins que tinham por função “abrilhantar” as partes mais importantes da prova automobilística. Da linha da partida ao pódio, lá estavam as modelos, as Grid Girls, ao lado dos pilotos e das grandes marcas.

Agora, o poder está nas mãos das crianças e são elas que, este domingo, em Melbourne, Austrália, farão as honras da casa. Na verdade, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) declarou que, a partir do campeonato de 2018, seriam os grid kids a comparecerem na maior e mais valiosa prova automóvel.

[Fotografia: Formula1.com]
Segundo avançou aquela entidade, a escolha dos pequenos modelos será feita juntos dos clubes de desportos motorizados e com base no mérito ou no sorteio.

Os galardoados devem, contudo, estar já em competições automobilísticas seja ao nível do karting, seja ao nível da Formula Júnior. Os felizes contemplados terão oportunidade de acompanhar os 20 melhores pilotos do mundo na linha da partida e enquanto se preparam para o arranque da prova.

Fim de prática dissonante, dizem os responsáveis

A decisão de por fim às Grid Girls da Fórmula1 foi aplaudida pelo Women’s Sport Trust uma instituição de caridade que procura dar mais visibilidade e fomentar o impacto do desporto feminino.

“Sentimos que este hábito não está em consonância com os valores da nossa marca e, claramente, com as normas sociais modernas. Não acreditamos que esta prática seja apropriada ou relevante para a Fórmula 1 e seus fãs, antigos e novos, em todo o mundo”, disse, então, Sean Bratches, diretorgerente de operações comerciais da F1.

Apesar de a presença de mulheres neste papel secundário ser um modelo há muito questionado, o fim desta prática não foi pacífica. Em Birmingham, no Reino Unido, a 10 de fevereiro, houve quem saísse à rua para se manifestar contra a decisão.

[Fotografia: Tolga Akmen/EPA]

Conheça o calendário do campeonato de 2018

25 de Março – Austrália (Melbourne)
8 de Abril- China (Shanghai)
15 de Abril- Bahrain (Sakhir)
29 de Abril – Azerbaijão (Baku)
13 de Maio – Espanha (Barcelona)
27 de Maio 27 – Mónaco (Mónaco)
10 de Junho – Canadá (Montreal)
24 de Junho – França (Le Castellet – Circuito Paul Ricard)
1 de Julho – Áustria (Spielberg – Red Bull Ring)
8 de Julho- Grã-Bretanha (Silverstone)
22 de Julho – Alemanha (Hockenheim)
29 de Julho – Hungria (Budapeste)
26 de Agosto – Bélgica (Spa-Francorchamps)
2 de Setembro – Itália (Monza)
16 de Setembro – Singapura (Singapura)
30 de Setembro – Rússia (Sochi)
7 de Outubro- Japão (Suzuka)
21 de Outubro – EUA (Austin -Circuito das Américas)
28 de Outubro – México (Cidade do México – Autódromo Hermanos Rodriguez)
11 de Novembro – Brasil (São Paulo – Interlagos)
25 de Novembro – Abu Dhabi (Yas Marina)

Imagem de destaque: Srdjan Suki/EPA

Gigi Hadid ao volante faz suar Hamilton