Adeus pó de talco. Johnson & Johnson vai retirar substância em 2023

pexels-lisa-fotios-2721581
[Fotografia: Lisa Fotios/Pexels]

A retirada do mercado do pó de talco para bebés já estava em curso em regiões do mundo como Estados Unidos da América ou Canadá, mas a farmacêutica norte-americana comunicou nesta quinta-feira, 11 de agosto, que vai remover mundialmente o produto em 2023. “Como parte de uma avaliação de portfólio mundial, tomámos a decisão comercial de fazer a transição para um pó talco para bebés à base de amido de milho”, lê-se no comunicado emitido pela Johnson & Johnson e que tem sido citado pelas agências noticiosas.

Ao longo de anos, a gigante norte-americana tem vindo a ser processada por o talco poder estar contaminado substâncias causadoras de cancro e por a empresa saber alegadamente disso mesmo.

O jornal New York Times fala mesmo em mais de 40 mil processos judiciais interpostos contra a companhia, na sua grande parte por mulheres com cancro do ovário e mesotelioma, e que acusam a Johnson & Johnson de vender talco estando conscientes dos eventuais riscos para a saúde, entre eles a eventual presença de asbestos (tipo de amianto) na composição. Em 2020, a empresa deixou de usar estas componentes nos territórios da América do Norte.

A companhia continua a negar as acusações, diz mesmo tratar-se de “desinformação”, mas vai proceder à retirada do talco das soluções à venda no mercado e substituí-lo por amido de milho. “A nossa posição sobre a segurança do nosso pó cosmético permanece inalterada”, afirma em nota oficial, garantindo que “décadas de análises científicas de médicos especialistas em todo o mundo confirmam que o pó de talco para bebés da Johnson & Johnson é seguro, não contém asbestos e não causa cancro”.