Adeus preguiça. Seis atitudes enérgicas que a vão empurrar para fora da cama

Terapeuta sexual explica efeito calor vida sexual casal
[Fotografia: Unsplash/Charles Deluvio]

Sabemos que nem sempre é fácil ouvir o despertador e ter vontade e energia para se levantar da cama. Especialmente em tempos de maior ansiedade e stress. Mas há dicas que podem ajudar.

Seja para quem está em teletrabalho e precisa de acordar com energia para garantir as suas funções, e em que é fundamental acordar com vontade e disposição, como para quem não consegue garantir trabalho neste momento, mas que também precisa de começar o dia da melhor forma possível.

Ficar debaixo dos lençóis à espera que a crise acabe não é solução para ninguém. Há que, dentro dos possíveis, tentar arranjar formas criativas de passar o tempo, aproveitando esta altura para se debruçar em todas as atividades e planos que, até então, não haviam sido cumpridas

Um dos primeiros grandes truques é tentar manter alguns dos hábitos antigos, evitando sentir uma diferença tão grande no seu dia a dia: desde acordar dentro dos mesmos horários, passando por não alterar muito as horas normais das refeições ou mesmo vestir-se e maquilhar-se, ainda que saiba que vai ficar por casa. Aproveite e coloque uma música mais animada no seu despertador, garantindo que começa o dia a cantar e bem-disposta.

Para quem sofre de depressão ou ansiedade: ver a realidade de outro prisma

“As manhãs são um período particularmente difícil para quem sofre de depressão ou ansiedade, uma vez que acordam e veem à sua frente um dia inteiro repleto de ameaças e situações perigosas”, começa por explicar a psicóloga Selena Snow à revista Well&Good. Segundo explica a especialista, esta tendência pode fazer, mais facilmente, com que responda através de comportamentos evitáveis, tais como permanecer na cama, local onde se tende a sentir mais seguro.

E mesmo para quem se sente mais estável a nível emocional e mental, o facto de ter perdido uma rotina de trabalho, como o simples facto de vestir umas calças de ganga, é também motivo para mais desalento, sendo mais difícil sair da cama e começar o dia motivado. A perda de uma rotina dita normal pode aumentar este comportamento, sendo por isso necessário evitá-lo.

A especialista elaborou então uma lista de cinco dicas que a vão ajudar a ter mais energia pela manhã.

Planeie uma atividade recorrente

Crie um plano matinal, para que acorde com disposição, sabendo que tem algo para fazer ou cumprir. Seja ouvir um podcast, passando por assistir a alguma aula, o importante é que crie com antecedência um plano que a faça levantar da cama.

Responsabilize-se por algo

Não faça tudo sozinha, adicione outras pessoas na sua rotina. Por exemplo, marque um telefonema ou uma videochamada logo pela manhã, para se obrigar a fazer algo. Responsabilize-se por alguma coisa, um plano, uma atividade, uma chamada. “A sua motivação para sair da cama pode ser intensificada se tiver um plano, por exemplo, com um amigo com quem irá trabalhar pela manhã. Seja em teletrabalho ou para fazer uma rotina de exercícios online”, aconselha a especialista. Pode também responsabilizar-se por ajudar outra pessoa: se sabe que a sua irmã, prima, amiga está atarefada com os filhos em casa, por exemplo, pode responsabilizar-se em ler uma história videoconferência ou ajudá-los nos trabalhos de casa.

Divida planos grandes em planos mais pequenos e fazíveis

Crie uma lista de tarefas que saiba ser fazível durante o dia. Ao conseguir ir cumprindo tudo o que tem na lista, vai-se sentir não só para produtiva e motivadas como também melhor sucedida. E isso irá ajudar a que termine o dia mais feliz consigo mesma e, por outro lado, que comece o dia seguinte também mais motivada. Divida grandes tarefas em mini tarefas, divididas pelos vários dias, fazendo com que tudo seja gerível. Ainda que não consiga concluir tudo, o que pode acontecer e é normal, o facto de cumprir grande parte e de ter pequenas conquistas já é muito positivo.

Tenha objetivos tangíveis e realistas, para que se sinta bem-sucedida

Se não gosta de fazer listas de tarefas e acha que a dica anterior não vai funcionar consigo, não desespere. Crie antes uma lista de objetivos realista: beber mais água, fazer mais exercício, ler x livros etc. Analise de maneira mais ampla as metas de quarentena de curto e longo prazo. “Comece com um objetivo mais pequeno e vá adicionando mais e mais ao objetivo inicial. Assim, irá alcançar uma sensação de realização, sem ficar sobrecarregada e optar por ficar na cama”, diz a psicóloga.

Incorpore um tempo na rotina apenas para si

Agora que tem mais tempo para estar em casa e cuidar de si, tire um tempo específico, todos os dias, para se dedicar só e apenas a si mesma. Seja massagens, sessão de ioga, máscaras faciais e corporais, o importante é que tire um tempo apenas para relaxar. Acenda uma vela, oiça uma música calma e realize atividades que a relaxem e tragam prazer. Seja 10 minutos por dia ou meia hora, o importante é que o faça todos os dias.