Adidas põe termo à colaboração com Kanye West

FILES-US-FRANCE-LIFESTYLE-FASHION-CELEBRITY-BUSINESS
[Fotografia: Jean-Baptiste Lacroix / AFP]

A empresa alemã de equipamento desportivo Adidas anunciou que pôs termo à colaboração com o rapper norte-americano Kanye West, depois dos comentários antissemitas que tem vindo a proferir nas últimas semanas.

“Após uma análise profunda, a empresa tomou a decisão de por termo imediato à colaboração” com Kanye West, declarou em comunicado. E acrescentou: “A Adidas não tolera o antissemitismo, nem qualquer outra forma de discurso de ódio.”

Recorde-se que, no início do mês, a Adidas tinha já tornado público que estava a repensar a ligação que tinha com o rapper, uma decisão tomada na sequência do desfile de moda, no âmbito da Paris Fashion Week, e no qual West compareceu usando uma camisola onde era possível ler-se White Lives Matter. A frase é uma reação de grupos de extrema-direita e supremacistas brancos nos Estados Unidos da América e em reação ao movimento Black Lives Matter, que protesta contra o racismo.

Depois, West foi banido do Twitter e do Instagram por publicar uma mensagem ameaçadora contra a comunidade judaica. A Adidas ressaltou que é “a única proprietária de todos os direitos de design dos produtos existentes (…) no âmbito da associação”, antecipando uma possível batalha judicial.

Com AFP