Adolescente hospitalizada depois de beber Bubble Tea

A febre dos bubble teas chegou a Portugal há apenas três anos, já depois desta excêntrica bebida feita à base de leite, chá ou sumo concentrado ter alcançado o pico da sua popularidade na China. Tal como o nome indica, estes bubble teas distinguem-se precisamente pelas suas “bolhas”, umas pérolas feitas de tapioca que vão explodindo na boca à medida que se bebe o chá gelado.

E foram precisamente estas pérolas que levaram, recentemente, uma adolescente chinesa ao hospital. De acordo com o site de notícias norte-americano Refinery 29, esta jovem de apenas 14 anos, natural da província de Zhejiang, foi internada no final de maio com fortes dores no estômago. Os médicos submeteram-na a vários exames, entre os quais um raio-X, através do qual encontraram cerca de 100 pequenas esferas na zona do seu abdómen.

Questionada pela equipa clínica, a jovem garantiu ter bebido apenas um Bubble Tea, no entanto um dos médicos esclareceu, mais tarde, que para provocar uma obstipação intestinal esta teria de ter consumido grandes quantidades desta bebida de forma contínua. Os especialistas em saúde explicaram ainda que estas pequenas pérolas contêm amido, o que em certas quantidades poderá causar problemas intestinais.

Esta não é a primeira vez que a bebida está envolvida em polémicas. Já em 2015, a Vice britânica havia publicado um artigo sobre a falta de transparência relativa ao fabrico destas “bolhas de tapioca”. Em caso de dúvida, o melhor é certificar-se da origem dos ingredientes.