Adora poetas e poesia? Este passeio no Oeste é ideal para si

Passeio dos Poetas Santa Cruz(1)

Agora que a maioria das férias no estrangeiro foram trocadas por passeios em território nacional, devido à pandemia causada pela Covid-19, e que tal aproveitar o que há de melhor em Portugal e conhecer novos locais? A Zona Oeste é conhecida pelo seu tempo encoberto e clima húmido, mas não deixa de ser uma zona perto de Lisboa com maravilhas por descobrir.

É na praia de Santa Cruz, Torres Vedras, conhecida também pelas suas ondas dignas de verdadeiros desportos náuticos, que vai poder fazer o “Passeio dos Poetas”. Este passeio serve então de roteiro a quem visita esta pitoresca vila localizada a oeste.

Monumento João de Barros, Santa Cruz [Imagem: DR]

“Lugar singular e transversal no tempo, Santa Cruz foi fonte de inspiração secular para poetas e escritores, entre os quais Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, que se deixaram embalar pela melodia do mar e contagiar pelo belo sol poente, compondo admiráveis textos poéticos, marcando para todo o sempre a história local”, descreve um comunicado enviado à imprensa pelo Turismo da zona.

Como forma de homenagear e imortalizar estes três grandes poetas, que retrataram a sua passagem pela localidade, o município de Torres Vedras criou uma exposição permanente intitulada “Passeio dos Poetas”, cujo objetivo é “dar a conhecer alguns dos seus poemas, inspirados neste cenário único e singelo, de natureza contagiante”, refere o município.

Arte Pública Antero de Quental, Santa Cruz [Imagem: DR]

Deste ‘Passeio dos Poetas” fazem parte diversos pontos de interesse, um roteiro que convida à visita dos veraneantes e do qual fazem parte locais que estão de alguma forma ligados aos nomes e à história destes poetas e escritores que fazem parte da exposição.

Esta é uma atividade gratuita, onde “a história, a poesia e a natureza se confundem com o cenário de natureza contagiante e de matizadas cores, que serviu de inspiração a ilustres poetas que extrapolaram para a poesia e prosa a sua inspiração e pensamento”, referem em comunicado.