Adormecer a ver televisão é prejudicial. Há duas razões para não o fazer

televisão-casa
[Fotografia: Shutterstock]

Quando chega a hora de dormir, poucas são as pessoas que vão diretamente para a cama, com as luzes apagadas e prontas para realmente descansar.

Agarrar no comando da televisão e ser embalado em frente ao ecrã com uma série ou filme é mais do que comum para grande parte da população. Por mais que este ato seja visto como um hábito, a televisão é prejudicial para a qualidade do sono.

Luz azul

O problema da televisão está na luz azul que ela reflete e que perturba o relógio biológico regulado por marcadores, dieta, luz e atividade física. Mais precisamente, essa luz azul impede a produção de melatonina, a hormona do sono.

Sono fragmentado

Deixar a televisão ligada durante o sono também interfere no ciclo de descanso. As mudanças no som, durante as publicidades, por exemplo, acordam em intervalos e causam um sono fragmentado e que não é restaurador.

Também filmes ou séries de terror, thrillers, entre outros que despertem emoções muito intensas e promovam a adrenalina têm consequências e podem causar distúrbios do sono.

No que focar?

Para preparar o cérebro para a hora de dormir, recomenda-se que se deixe de parte os telemóveis, computadores ou até a televisão uma hora antes de ir para a cama.

Durante esta hora, é aconselhável relaxar, ao ler ou ouvir música, e também promover um ambiente de luz quente, com luzes amarelas.