Vai divorciar-se? Faça-o como os famosos

Laura Wasser, a advogada especialista em divórcios mais mediática do mundo, lançou um site para ajudar qualquer pessoa a divorciar-se sem que seja preciso gastar muito dinheiro. A página chama-se ‘It’s Over Easy’ (‘Acabar facilmente’, em português) e pretende levar os métodos que usou nos divórcios de Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Amber Heard, Kim Kardashian e Britney Spears aos cidadãos comuns, com o objetivo de facilitar a vida a todos.

Um processo de divórcio rápido e simples graças à inteligência artificial, baseado nas leis de cada Estado através de vídeos e mediação”, explicou Laura Wasser ao jornal espanhol El País (na galeria de imagens acima pode ver os casais que a advogada norte-americana ajudou).

No livro It Doesn’t Have to Be That Way: How to Divorce Without Destroying Your Family of Bankrupting Yourself (Não tem de ser assim: Como divorciar-se sem destroçar a sua família e sem arruinar-se, em português), Laura já revela alguns truques que tem aprendido com a sua experiência profissional e pessoal – também ela é uma mãe divorciada. No entanto, com esta plataforma online vem combater um dos grandes problemas dos divórcios nos EUA: os elevados preços.

Naquele país, colocar um ponto final no casamento custa, em média, mais de 16 mil euros. No site ‘It’s Over Easy‘ há opções para todos os bolsos. A versão básica custa 750 dólares (611 euros), fornece um calendário de partilha dos filhos e permite descarregar formulários. A Pro, de 1500 dólares (1223 euros), calcula o valor das pensões e inclui 30 minutos de conversa ao telefone com um especialista em direito da família. Por fim, a versão Premium, de 2500 dólares (2038 euros), é a mais adequada para quem tem negócios em comum com o parceiro e dá direito a 90 minutos de consulta telefónica e troca de emails ilimitada com um especialista.

“Existe sempre o receio de que o advogado do parceiro seja melhor que o nosso”, revelou a advogada que pretende “democratizar e civilizar” os divórcios.

Apesar de esta nova plataforma pretender facilitar a vida aos casais, Laura Wasser sublinhou que não deve ser utilizada em casos onde exista registo de maus-tratos. Apenas em situações em que se possa chegar um acordo sobre a divisão de bens e partilha dos filhos.

“Foi o que fizeram Chris Martin e Gwyneth Paltrow. Todos dizem que vão fazê-lo, mas eles fizeram-no mesmo. Os divórcios são o fim de parte de uma relação e é triste, mas a parte legal não devia ser difícil“, acrescentou a especialista em divórcios.

Esta aplicação não tem validade legal em Portugal, uma vez que as leis são muito diferentes, mas pode ser um bom manual de consulta para resolver as dificuldade de um processo que tem tanto de código civil como do código emocional.


Leia também:

As profissões com maior taxa de divórcio