Afinal, com que frequência devemos tomar banho?

Tomar duche uma ou duas vezes por dia é um hábito praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, seja de manhã, durante a tarde após a prática de exercício físico ou à noite, antes de deitar. No entanto, vários especialistas norte-americanos, baseados em estudos recentes, vieram afirmar que, caso não exista grande esforço físico, não é necessário tomar banho diariamente. Aliás, sublinham que esse hábito até pode ser prejudicial à saúde.

“Tomamos banho mais por razões estéticas do que por outro motivo qualquer. Geralmente as pessoas acreditam que tomam banho diariamente por motivos de higiene, mas, falando a nível bacteriológico, isso não é, de todo, verdade”, afirmou a médica Elaine Larson, especialista em doenças infecciosas e professora na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos da América, ao site britânico Metro (não tomar banho durante demasiado tempo também tem consequências negativas para a sua pele. Veja quais são na galeria de imagens acima).

Atualmente, são cada vez mais as pessoas que, durante o duche, usam gel de banho ou sabonete. Mas para Elaine Larson, o sabão continua a ser a melhor opção para evitar e combater doenças infecciosas.

“A maioria das pessoas toma banhos a mais.”

“Tomar banho vai remover, por exemplo, o odor do suor caso tenha ido ao ginásio, mas não o vai proteger de bactérias – lavar as mãos regularmente é muito mais eficaz“, justificou a médica.

Expor o corpo à água de forma excessiva, de acordo com a norte-americana, pode até deixar o organismo mais vulnerável a infeções e germes. E o dermatologista Brandon Mitchell, professor na Universidade de George Washington, também nos EUA, concorda.

“A maioria das pessoas toma banhos a mais. Provavelmente, devíamos tomar só um ou dois por semana“, acrescentou o dermatologista.


Leia também:

Esqueça os banhos demorados, poupe água com gestos simples