Afinal… o Facebook Dating ainda não é para todos

pexels-jéshoots-3718(1)

Se tentou à força toda encontrar o famoso ‘Facebook Dating’, que foi lançado em Portugal na quinta-feira, dia 22 de outubro, e não conseguiu, não desespere. Nós também não o conseguimos. Isto porque esta funcionalidade “ainda não está disponível para todos”, garante ao Delas.pt um elemento que gere este processo em Portugal.

Foi a notícia do dia e todos queriam saber como é que, afinal, funcionava este aplicativo que prometia fazer concorrência direta ao Tinder, a App de encontros online mais usada e conhecida de sempre.

Pesquisámos por uma App separada – sem êxito. Procurámos na própria aplicação do Facebook e também não tivemos sorte. Então, decidimos perguntar diretamente a quem gere a informação do projeto e soubemos que o Encontros do Facebook vai estar disponível em breve, sendo que estes novos lançamentos demoram sempre uns dias a ser processados para todos”.

Mas, afinal, o que é que esta funcionalidade tem de diferente dos outros sites de encontros amorosos online que já existem? Bem, várias coisas. Em primeiro lugar, não é uma App à parte, mas sim uma funcionalidade que encontramos dentro do nosso próprio perfil de Facebook, ainda que haja de uma forma separada do mesmo.

Desde que foi criado, em 2018, o Facebook Dating “já identificou mais de 1,5 mil milhões de matches ou ligações bem sucedidas entre duas pessoas”, embora não divulgue dados dos números de utilizadores desta ferramenta integrada na app do Facebook, nem outras estatísticas, tal como avança o jornal Diário de Notícias.

Sobre a própria experiência de navegação, esta promete não ser muito diferente da nossa já típica experiência com o Facebook, até porque muitos dos dados são os mesmos. No entanto, não é por ter conta de Facebook que fica com esta função ativa: há que pedir por adesão.

Claro está quem nem todos os utilizadores vão saber que estamos nesta funcionalidade (que seria, com toda a família que temos no Facebook). Podemos então escolher filtros, de forma a canalizar as pessoas que conhecemos em função das nossas preferências – como já acontece no Tinder e similares.

Depois, é tudo uma questão de mostrar interesse, ver se o outro também está interessado e ir pesquisando e conhecendo as ferramentas disponíveis. Uma das maiores diferenças com o Tinder é o facto de não existirem “swipes“, mas sim a possibilidade de colocar “gosto” se alguém nos interessar.

Sobre as mensagens, continua a existir a questão de não ser possível enviar fotografias, para evitar que sejam partilhados conteúdos abusivos sem consentimento mútuo, evitando ainda que a App se torne num local de prostituição.

Outra função inovadora, especialmente em tempo de pandemia, são os virtual dates ou Encontros Virtuais, que permitem videoconferências diretas com alguém no serviço de Dating. É enviado um convite para falar e se a pessoa aceitar, começam a interagir.

Também há a possibilidade de colocar stories neste serviço, para que a experiência seja mais real e próxima, mostrando mesmo o nosso dia-a-dia aos possíveis admiradores.

E calma, há mais: existe uma secção totalmente dedicada a paixões secretas. A área Secret Crush permite adicionar pessoas de quem gostamos (pode ir até 9 amigos do Facebook ou seguidores no Instagram), mas essas pessoas só saberão que estão nesta área, se também nos colocarem lá.

Por agora, recorde-se que pode mesmo ainda não ter acesso à ferramenta, que estará disponível para todos só “em breve”.